top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Ossos do Ofício: Vai um Calduço de Osso Buco?


Não há dúvida de que estes tempos de apocalipses mais ou menos mediatizados, estão a deixar a descoberto a maldade privilegiada de uma imensa maioria que se julga protegida...não está claro, ninguém está...hoje bem cedo fui surpreendida pela negativa com uma expressão de um rancor-zinho revelador: se eu estou mal tu também tens de ficar...adiante, o Bem e o Mal ficam SEMPRE com quem os pratica...mas afinal donde vem esta expressão?


"A expressão ossos do ofício é usada para indicar alguma desvantagem, dificuldade ou actividade desagradável que é típica de uma determinada profissão e que é obrigatoriamente realizada pelo profissional porque não há como a evitar."


Exemplos com ossos do ofício: Este ano vou estar de serviço na noite de Natal… Ossos do ofício. No meu trabalho, atender gente arrogante, mal agradecida, agora invejosa e com linguagem e atitudes de desespero próprias de um cansaço extremo serão ossos do ofício? Maldade? Burn-Out? Má educação e falta de carácter? Um pouco de tudo?


A expressão ossos do ofício é formada pelo substantivo osso e pelo substantivo ofício. A palavra osso indica uma coisa difícil e problemática, de dura realização. A palavra ofício refere-se a um emprego, trabalho, cargo ou função.


Pensa-se que a expressão ossos do ofício pode ter a sua origem na antiga produção de papel ofício. (Aquele papel oficial, timbrado por vezes, dos documentos importantes) Era usado pó de tutano, uma substância encontrada no interior dos ossos, para realizar o branqueamento das folhas. Era um processo árduo e moroso."


Seja amável...verá que fica mais feliz...




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page