top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Pelo seu microbioma, beba chá.


Tudo o que comemos alimenta as nossas células e o microbioma intestinal. "As bactérias conseguem metabolizar componentes alimentares que o corpo humano não é capaz de digerir, o que pode criar bioactivos benéficos que protegem a saúde."


Parece estranho comer a pensar em alimentar bactérias? Pense novamente. Se alimentar BEM estas bactérias, reduzindo ou evitando a gordura e proteína animal e aumentando o consumo de fibras (ricas em bioactivos que alimentam e estimulam o microbioma) irá promover a sua saúde. Quem não quer envelhecer com saúde?


Ter bactérias intestinais saudáveis reduz a inflamação (através da criação de metabolitos), ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue e reforça o sistema imunitário.

Para quem alguma vez na vida tomou antibióticos ou faz refeições à base de proteína animal, é urgente aumentar o consumo de fibra - de legumes, verduras, frutas, frutos secos.

O chá também é um alimento benéficos para o microbioma.

Além de polifenóis, óptimos para um bom microbioma, o chá tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiangiogénicas (inibição ou redução da formação de novos vasos sanguíneos).

Estudos realizados mostram que o chás verde, preto e oolong (chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chápreto em termos de oxidação) têm efeitos benéficos sobre as bactérias intestinais.

Segundo os estudos, os bioactivos dos chás passavam pelo intestino delgado, onde não eram completamente absorvidos e chegavam ao cólon, influenciando o microbioma.

A saponina do chá (substância química natural que tem propriedades semelhantes às do sabão) também influencia o crescimento de bactérias boas, reduzir as más e ajudar o microbioma a produzir ácidos gordos de cadeia curta benéficos e promotores de saúde.

Como sempre, dê preferência a chá de proveniência biológica.



Estudos: H. Sun et al., "The Modulatory Effect of Polyphenols from Green Tea, Oolong Tea, and Black Tea on Human Intestinal Microbiota In Vitro", Journal of Food Science and Technology 55, nº1 (2018):399-407. S. Wang et al., "Dietary Teasaponin Ameliorates Alteration of Gut Microbiota and Cognitive Decline in Diet-Induced Obese Mice", Scientific Reports 7, nº1 (2017):12203.

Fonte: "Comer para curar", Dr. William W. Li




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page