top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Permacultura


Antes de mais importa esclarecer que, segundo a fonte deste texto, a permacultura é um método de criação de modos de vida sustentáveis que se baseia no desenvolvimento de sistemas harmoniosos, eficientes e eficazes que podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer lugar.


O conceito Permacultura que deriva da palavra permanente, surgiu nos anos 70 com os australianos Bill Mollison e David Holmgren, enquanto pesquisavam alternativas para o desenvolvimento de um sistema agrícola auto-sustentável.


A permacultura é uma tema que a meu ver deveria ser mais conhecido e mais debatido. À medida que caminhamos (muito lentamente) para uma transição dos combustíveis fósseis para energias 'mais limpas', a agricultura, de qualquer dimensão - do varanda ou do quintal até às grandes corporações, deveria transitar o seu modelo tradicional para um sistema de permacultura.


Nada é separado do todo, nem nós, nem aquilo que produzimos, nem aquilo que consumimos. A permacultura vem recordar-nos isso e desafiar-nos a olhar para o espaço que temos disponível de forma a torná-lo auto-suficiente e mais rentável, porque se os recursos são utilizados de forma inteligente e as práticas executadas da mesma forma, o desperdício é mínimo e a produção maior e com mais qualidade. E isto só é possível em profunda parceria com a natureza e não pela sua utilização e exploração.


Hoje em dia, a Permacultura já ultrapassou os limites da agricultura, contribuindo para uma nova perspectiva do estilo de vida, da construção e da criação de comunidade. No fundo, é já um filosofia que assenta em princípios que vão sendo ajustados de forma a que os valores de sustentabilidade e cooperação sejam mantidos.


Quantos mais divididos estamos, menos oportunidades de crescimento interior temos e mais hipóteses de nos corrompermos. Assim acontece na agricultura, quanto mais separamos os vegetais das árvores e das flores, mais hipóteses há de pestes e doenças. A natureza não se divide, não se diferencia, cresce junta, com as suas diferenças não sendo diferenças.


Experimente saber mais sobre esta filosofia e implementar algumas mudanças na sua horta, jardim, na sua varanda. Adaptada à vida citadina, a permacultura urbana indica algumas formas de poupar água, através do seu armazenamento e reaproveitamento pelo uso de cisternas, por exemplo, de aproveitar o lixo orgânico com um compostor doméstico, por exemplo. Icentiva, ainda, o pensamento local: comprar local o que é produzido local, beneficiando não só produtores e distribuidores de pequena escala mas criando desta forma uma poupança de recursos, no que respeita ao transporte, produção e distribuição.


Se puder leia mais sobre o assunto aqui veja dicas para a sua horta aqui.





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page