top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Pitaia

Alimentos pouco conhecidos: Pitaia



A pitaia, conhecida como a fruta-do-dragão entre outras denominações, é uma espécie frutícola exótica, um fruto tipo cacto da família das Cactaceae, oriunda de climas tropicais ou subtropicais, como as florestas húmidas do México, América Central e América do Sul. Em Portugal, actualmente, é cultivada na zona do Algarve e exportada para Espanha e Médio Oriente, já que se adapta bem ao clima e precisa de pouca água.

"Consoante a espécie, apresenta características diversificadas: casca vermelha e polpa branca; casca vermelha e polpa vermelha; casca amarela com espinhos e polpa branca; casca vermelha com espinhos e polpa branca."


A pitaia vermelha é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e por acelerar o metabolismo, sendo ideal para transformar "os nutrientes em energia e diminuindo a formação de depósitos de gordura do organismo" (mas não adianta encher-se de gorduras saturadas e fritos e depois tentar reverter, opte sempre por alimentos saudáveis que dão ao seu organismo o que ele precisa).


Além de antioxidantes, a pitaia é rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras e oligossacarídeos. As sementes são ricas em ómega 3 e 6, gorduras essenciais para prevenir doenças cardiovasculares e para a boa actividade cerebral. A pitaia favorece ainda a redução de glicose no sangue,ajuda a previnir o cancro do cólon, reduz as infecções bacterianas, combate os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.


A pitaia é muito versátil e pode ser usada para sumos, compotas, gelados, iogurtes. Os botões florais são ideais para sopas, saladas e as flores para infusões.

Experimente esta receita da Luciana dos Santos: Cheesecake de pitaia https://br.pinterest.com/pin/561120434824996269/



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Miso

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page