top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Porquê comprar biológico

Quem acompanha esta página e o meu trabalho, sabe que recomendo sempre alimentos biológicos. Evitar os pesticidas é não só bom para o nosso organismo, como beneficia a terra. Ninguém tenha a ilusão de que o que deitamos na terra desaparece por magia. A terra divide todos os seus nutrientes, bons e maus, com o ar e com a água. Além de que a terra livre de pesticidas torna-se um viveiro para animais e plantas, que naturalmente devem coabitar connosco. Ao contrário, os terrenos com pesticidas tornam os terrenos secos, estéreis e poluídos, contaminado ar e água. As populações que vivem perto destes terrenos sofrem com isto e os bebés são o grupo de maior risco.


Os pesticidas são causadores de inúmeras alergias, principalmente ao nível da pele e sistema respiratório e os organismos mais jovens ou débeis, são os mais afectados. Pode inclusive causar malformações em fetos.

Um dos herbicidas mais usados, o Glifosato, da empresa Monsanto, tem sido apontado como causador de inúmeras malformações e cancros. Existem vários documentários disponíveis sobre o tema. Partilho aqui o trailer do documentário 'Roundup facing its judges' https://vimeo.com/272916416


Certo é que a certificação de produção biológica, também tem sido alvo de acusações, nomeadamente daqueles que dizem que a certificação não assegura alimentos livre de pesticidas e que se queixam dos preços elevados dos produtos biológicos. Conhecendo pessoalmente pessoas que trabalham na produção biológica, percebo que as marcas e empresas desta área são frequentemente inspecionadas, de forma a garantir que combinam as melhores práticas exigidas pela certificação com a utilização de substâncias e processos naturais. Estas empresas regulam a sua produção tendo em conta normas previstas em legislação específica, controlada e certificada por organismos acreditados.

Na realidade, há sempre argumentos prós e contras, quer falemos do bem ou do mal. A princípio a questão do valor, prende-se com o facto da produção ser em menor escala, os processos de produção podem ser mais longos e envolver mais trabalho.


Além do biológico, deveremos pensar no ecológico. Consumir alimentos da época e o mais próximos da fonte pode representar poupança e menos poluição. Além disso, um alimento biológico tem mais nutrientes e à partida pode inclusive saciar mais. Talvez não tenha de aumentar o orçamento familiar para consumir biológico, principalmente frutas e legumes. E claro, tem sempre a opção de criar uma pequena horta, mesmo que viva num apartamento. Eu tenho na varanda vasos com aromáticas.

Pense nisto!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page