top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Proteína vegetal

UMA DIETA variada à base de vegetais, cereais integrais e leguminosas pode facilmente responder às necessidades diárias de proteína, ao mesmo tempo que evita os riscos do consumo de proteína animal.


A proteína - um nutriente importante que ajuda a construir, manter e reparar o tecido corporal - está amplamente disponível vegetais, cereais integrais e leguminosas. A deficiência de proteína é quase inédita em países como os Estados Unidos. É fácil obter todas as proteínas necessárias sem consumo de carne, lacticínios ou ovos.

Em média, uma mulher precisa de cerca de 46gr de proteína por dia, um homem de 56gr. Segundo as pesquisas, a maioria dos americanos obtém proteína em valor superior ao necessário.


A proteína vegetal é a fonte mais benéfica. Um estudo publicado em 2020 descobriu que a substituição da carne vermelha por proteína vegetal de boa qualidade, como feijão, nozes ou soja (sempre biológica, acrescento eu) pode estar associada a um risco reduzido da doença coronária. Outro estudo recente concluiu que o risco de doença cardíacas pode baixar até 12%.


A pesquisa publicada no BMJ mostra que a proteína vegetal reduz o risco de morte precoce por qualquer causa e devido a doença cardíaca. Para cada 3% de calorias adicionais de proteína vegetal, o risco de morte diminui em 5%. O consumo de proteína animal não reduziu o risco de morte por doença cardíaca ou cancro.


As evidências mostram que dietas ricas em proteína animal podem, na realidade, levar à morte prematura. Um estudo publicado em 2019 concluiu que quem consumiu mais carne e proteína de outras fontes animais aumentou o risco por doença crónica em 23%. Outro estudo descobriu que os participante que comeram mais proteína animal tiveram um risco 5 vezes maior de morte relacionada com a diabetes. Aqueles com menos de 65 anos que comeram maior quantidade de proteína animal tiveram um aumento de 74% de risco de morte por qualquer causa e um aumento de 4 vezes de risco de cancro.


Tradução livre do artigo:


foto: © phttps://www.pcrm.org/news/blog/where-do-you-get-your-protein





40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page