top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Pétalas de rosa na alimentação


Recorda-se do xarope 4 cores que publiquei há algumas semanas? Pode ver a receita aqui.


Se está habituado a pensar nas rosas como elemento decorativo saiba que também podem e devem ser incluídas na alimentação. Na verdade, a flor da roseira tem propriedades que permitem a sua utilização na cosmética e na medicina, além da culinária.


As rosas são ricas em vitaminas C, B, E, K e taninos. Possuem um baixo valor calórico. Auxiliam a função dos rins, aliviam diarreias, infecções intestinais, inflamações nos olhos, na boca e úlceras. Têm propriedades adstringentes, calmantes, laxativas, digestivas, anti-inflamatórias e depurativas.


As flores da roseira também geram frutos, umas bagas de avermelhadas que também são comestíveis.


Se tiver uma roseira no seu quintal, basta colher logo pela manhã e colocar numa taça com água suficiente para molhar apenas a base da haste e não a flor. Em alternativa, pode colher as flores sem haste e colocá-las num pano húmido. Depois pode guardar no frigorifico durante uma semana.

Também é possível secar as folhas ou cristalizá-las.


Para consumir rosas, basta limpar as pétalas com água e retirar a parte branca que se encontra na base da pétala, porque tem um sabor ligeiramente amargo. Tenha em atenção que não deve consumir as flores que são vendidas em floristas, porque estão destinadas a outros fins como a decoração.


Escolha flores que exalam mais odor, normalmente são as que têm mais sabor e dê preferência às espécies mais antigas ou selvagens como a Rosa rugosa, Rosa damascena, Rosa galica, Rosa canina, Rosa alba e Rosa centifolia.


Pode consumir as pétalas de rosa cruas, com ou sem tempero ou cozinhadas.

Podem ser integradas em entradas, pratos principais, sobremesas, saladas, mousses e sumos naturais de fruta. Experimente na limonada ou no sumo de laranja, fica com um sabor diferente e excelente.


Para tirar o melhor partido do aroma, sabor e propriedades das pétalas de rosa faça infusão. No caso dos pratos quentes, deve acrescentar apenas depois do prato estar pronto, evite colocar as pétalas de rosa em temperaturas altas.

Use também as pétalas de rosa para aromatizar vinagres, azeites, óleos, licores, geleias e claro, chá e xaropes.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page