top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Respiração


O movimento mais básico do ser humano, o mais inconsciente que se inicia com um choro, com o iniciar da separatividade e da oxidação. O bebé nasce e qual criatura pronta já a envelhecer, processo que antes disto se chama crescer.


A respiração é a articulação do sistema respiratório que permite oxigenar as células e expelir dióxido de carbono. Por sua vez as árvores e as plantas fazem o inverso, libertando oxigénio e absorvendo dióxido de carbono.


Quando inspiramos o diafragma desloca-se para baixo o que faz o coração maior, o sangue circula mais devagar e o cérebro envia sinal para aumentar a circulação sanguínea. Os músculos intercostais externos provocam a elevação das costelas, que por sua vez promove a movimentação do esterno para fora e os pulmões ficam maiores.

Quando expiramos o diafragma desloca-se para cima o que faz o coração menor, o sangue circula mais rapidamente e o cérebro envia um sinal para diminuir a circulação sanguínea.

Neste processo o oxigénio é levado pelo sangue até às células.


Na respiração o diafragma é o músculo mais importante, já que a sua movimentação acompanha os movimentos respiratórios.


Este processo vital a nível fisiológico também tem conotação espiritual, já que inalamos, absorvemos vida (prana, segundo a filosofia indiana, ki, segundo a filosofia chinesa e chi, segundo a filosofia japonesa), juntamente com o oxigénio. Mas essa vida tem em si mesma a morte, o fim. A respiração primeira é também o começo do fim. A vida começa com uma inspiração e termina com uma expiração.


Apesar do reflexo fisiológico, a respiração pode e deve ser um movimento consciente, já que deve envolver tempo, vagar, para que seja profunda e completa. O que quero dizer é que o ar deve permanecer alguns segundo nos pulmões e o corpo deve movimentar não só to tórax mas também o abdómen.


Tenha, portanto, atenção à sua respiração, evite a respiração ofegante, apressada e irregular. Nessa situação, pare, concentre-se em observar o ar a entrar, a preencher a caixa torácica e o abdómen e a sair, como se fosse uma forma de limpeza da parte superior do corpo. Respirar profundamente e calmamente é a melhor forma de trazer a si mesmo tranquilidade, calma e equilíbrio. Tão simples, não é?




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page