top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sabe como abrir uma romã sem desperdiçar os deliciosos bagos?


Antes disso, recordo os benefícios deste fruto de época:

A romã é um fruto de aparência exótica com um ligeiro sabor agridoce mas com muitos benefícios e praticamente sem gordura e com pouco açúcar. É rica em vitamina C, antioxidantes, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras. Tem acção anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue. É, também, indicada para problemas gastrointestinais, doenças cardiovasculares (ajuda a baixar a pressão arterial) e na prevenção de hemorróidas.


Tem um elevado teor de água, pelo que e óptima para hidratar o organismo. Ajuda a controlar os níveis de colesterol. É rica em zinco, que a par com os outros nutrientes, sobretudo com a vitamina C, actua como preventivo de gripes e constipações tão comuns nesta época do ano. Recomendada para diabéticos pelo baixo nível de sacarose. Aumenta a testosterona e controla o fluxo menstrual.


Os bagos das romã podem ser consumidos ao natural ou como sumo. A casca é ideal para chá ou infusão.


Provavelmente irá encontrar romãs provenientes de Espanha mas também temos no Algarve. Sempre que possível, escolha alimentos cuja proveniência seja a mais próxima possível geograficamente. As melhores romãs são maiores e as mais pesadas, com uma casca firme e acastanhada.


Veja aqui como descascar uma romã de forma fácil




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uvas

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page