top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sabe o que é Kombucha?


A Kombucha é uma bebida fermentada, gasosa, muito antiga e originária da China, com muitas propriedades benéficas para o organismo. É muito parecida com o chá e tem um sabor agridoce e avinagrado mas muito agradável.


Para fazer a Kombucha 'clássica' precisa de chá preto ou chá verde, sacarose (açúcar), e uma cultura de bactérias e leveduras a que se dá o nome de SCOBY, uma sigla inglesa para Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast.


Na prática o SCOBY será alimentado pelo chá e pelo açúcar, transformando-os em álcool, dióxido de carbono e ácidos.


Pode comprar SCOBY, pedir a alguém que conheça ou fazer o seu próprio em casa, de raiz.


. Numa jarra coloque kombucha crua e sem sabor e 250 ml de chá verde ou preto adoçado com 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar. . Tape com um filtro de café ou pano e coloque num local quente (20º a 30º) e deixe fermentar por 30 dias. O SCOBY tornar-se-á mais espesso e menos translúcido. . Quando tiver cerca de 2-3 cm de espessura está pronto para preparar a bebida.


Para preparar a Kombucha precisa de:

3 L de água 5 baquetas de chá 1 SCOBY 300 ml de kombucha 1 chávena de açúcar



. Aqueça a água numa panela de aço inoxidável e quando começar a ferver junte o açúcar e misture bem. . Desligue, adicione as saquetas de chá e deixe repousar por 15 minutos. . Mude a mistura líquida para um frasco de vidro e deixe arrefecer. . Junte o SCOBY e a kombucha, tape o frasco com um pano e coloque um elástico à volta da boca do frasco. . Guarde num local escuro, fresco e arejado entre 6 a 10 dias.


No final, pode guardar no frigorífico o SCOBY que se forma sobre o primeiro.

Existem algumas normas para se fazer esta bebida, o chá não deve estar a mais de 20º antes da adição do SCOBY e o tempo de fermentação pode variar entre 1 a 4 semanas. Há ainda quem indique uma variação de tempo maior, entre 3 a 60 dias.

(Receita retirada do site a senhora do monte)


O sabor específico da Kombucha depende do tempo de fermentação, do chá usado e da adição de outros ingredientes, como frutas ou ervas. A fermentação também aumenta a concentração de probióticos, benéficos para a saúde do intestino.

Esta bebida é rica em vitaminas, probióticos, antioxidantes, contribuindo para a saúde do organismo e o fortalecimento do sistema imunitário. Tem acção antibacteriana, antifúngica, desintoxicante e anti-inflamatória.


Ajuda a combater os radicais livres, previne a inflamação das células e reduz o risco de doenças cardiovasculares e cancerígenas. Melhora as funções dos rins e do fígado, ajuda a combater o colesterol LDL e a controlar o nível de açúcar no sangue e a pressão arterial. É muito indicada para melhorar a saúde da flora intestinal.


Portanto, quer compre já feita, quer faça em casa, pode juntar esta bebida milenar ao seu estilo de vida e dar uma ajuda ao seu sistema imunitário.


Ter um microbioma intestinal saudável é o primeiro passo para uma boa imunidade...não se esqueça disto!




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page