top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Se for dormir não coma


É aconselhável jantar cedo e evitar ir de estômago cheio para a cama.


A hora do jantar tornou-se o momento em que as famílias estão juntas, tornou-se gradual e tipicamente numa refeição de partilha, com horário cada vez mais alargado e com cada vez mais alimentos. Nestes tempo atípicos porventura sê-lo-á ainda mais(?)


No entanto, apesar das características da nossa sociedade, o nosso organismo nunca esteve preparado para isto.


Quando comemos, uma série de processos fisiológicos começam. Quando dormimos outros processos fisiológicos importantíssimos devem acontecer. Durante o sono o nosso corpo não pára, mas relaxa, a pressão arterial baixa,o ritmo respiratório abranda... praticamente estamos ausentes, o funcionamento da vida física fica sujeito à guarda do Sistema Nervoso Autónomo ou da vida vegetativa.... precisamos de dormir, mas não pelas razões que julga....


Se estamos a fazer a digestão durante o sono, a pressão arterial sobe, roncamos, a barriga cheia comprime o diafragma e os pulmões...o pesadelo começa...acorda cansado e a neurofisiologia não perdoa... . Vamos trabalhar cansados e infelizes.


Se lancha quando chega a casa, depois do trabalho, experimente comer algo mais leve como uma peça de fruta e comece logo a preparar o jantar. Se não for de estômago cheio para a cama vai notar logo a diferença quando acordar. Vai sentir-se com mais energia, mais leve, com a cabeça e a pele mais limpas. Não coma proteína animal ao jantar...é de difícil digestão. Habitue-se a comer menos, tudo é uma questão de programação...não passa a vida no computador? Reprograme-se e seja responsável pela manutenção da sua saúde.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page