top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sementes de Linhaça

As sementes de linhaça são muito nutritivas e devem ser incluídas na alimentação da população em geral e sobretudo de desportistas. A nível nutricional são muito semelhantes às sementes de chia, por isso reveja o texto que publiquei há dois dias.

Existem sementes de linhaça castanhas e douradas e ambas têm uma particularidade, devem ser consumidas trituradas ou em óleo, já que inteiras serão eliminadas nas fezes, uma vez que os intestinos não conseguem digeri-las. O ideal é triturar as sementes imediatamente antes do seu consumo.

A linhaça é consumida há milhares de anos mas em Portugal popularizou-se graças à crescente divulgação da alimentação vegetariana.


Se procura reforçar o sistema imunitário, retardar o envelhecimento das células, proteger a pele e fazer tudo para evitar o cancro e doenças cardíacas inclua a linhaça na sua alimentação, em papas, cereais, granola, bolos, panquecas, sopas, saladas, sumos, batidos, pães e iogurtes. É um alimento com sabor praticamente neutro, pelo que não vai alterar em nada o sabor do seu prato. Considere a linhaça uma vitamina que acrescenta à sua alimentação. Por ser rica em fibras (solúveis e insolúveis), a linhaça melhora as funções do intestino, ajuda a controlar os níveis de glicémia no sangue, promovendo a lenta absorção do açúcar pelo organismo, promove a sensação de saciedade, o que diminui o apetite e ajuda a diminuir o mau colesterol, o LDL, e consequentemente ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo intestino.

É um alimento rico em ácidos gordos essenciais, como ómega-3, fundamental para a actividade cerebral, memória e para retardar o envelhecimento das células. É, ainda, um óptimo aliado para aliviar os sintomas menstruais e da menopausa por conter isoflavonas e outros fitoesteróides e lignana os quais influenciam de forma positiva as hormonas femininas. Os lignanos são compostos químicos sementes aos estrogénio, com propriedades antioxidantes que ajudam a combater as agressões às células e à pele, causadas pelos radicais livres e ajudam a diminuir o risco de doenças cancerígenas.




32 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page