top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sentir com a cabeça e pensar com o coração

Decisões, ego e missão de vida Como seres encarnados e incompletos, propositadamente incompletos, na sua individualidade, não acedemos à informação total sobre a nossa existência. A percepção que temos da realidade é sempre isso, uma percepção, uma perspectiva, uma forma de ver. Por isso as nossas tomadas de decisão são feitas com dados incompletos e muito subjectivos.

Na realidade devemos sentir com a cabeça e pensar com o coração. Os circuitos neuronais estão ligados ao resto do corpo. Não há separação entre a mente e o coração-e doutro modo-da intuição-pois tudo é energia.

E as dores que sentimos no coração são essenciais ao crescimento, influenciam os circuitos neuronais, impressionados por essa mesma dor, criando novas ligações neuronais que nos transformam e nos dão percepções distintas sobre o que vemos, o que sentimos e o que pensamos.

A melhor opção para ir superando os desafios da vida é dar o melhor a cada instante, sem esperar nada em troca e evitar dar lições de moral para alertar os mais novos. Eles não aprendem com as nossas dores, não podem.

Teremos se dar silenciosamente e não tirar aos outros a oportunidade de errarem e de aprenderem com os erros. O que não experimentamos enquanto puros espíritos, é a individualidade, o EGO; o ego é criado de cima para baixo e não o contrário e é necessária a densidade e a separatividade para que as nossas experiências enquanto espíritos, se completem e harmonizem. Tudo acontece de cima para baixo - espírito, mente, emoções e corpo.

O Ego é um impostor que fazendo parte de nós, nos turva quando tentamos compreender a mensagem do coração, da alma. O ego prende-se a apegos, a hábitos e ao medo, da solidão, da mudança e da novidade. Pode ser protector mas na maioria dos casos mina a realidade e cria ilusões. E como dizia Alexandre O'Neill 'o medo vai ter tudo'.

Em caso de se sentir num carossel emocional, em que mesmo vendo a saída não consegue aceder a ela, procure um lugar de calma e ligue-se a si mesmo. Experimente sentar-se, fechar os olhos, colocar a mão no coração, ouvir o mantra OM e respirar profundamente.

Eu sou o meu pensamento,o meu sentimento,a minha energia. A mudança não acontece no mundo, acontece em nós. E nós somos o Mundo.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page