top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Será o Inverno tempo de recolhimento?


E se respeitássemos e se tivéssemos construído a nossa sociedade mais próxima dos ciclos na natureza, que são, afinal, também os nossos ciclos?

E se houvesse ligação visceral entre o progresso e a natureza? Se não construíssemos uma ponte nem uma barragem ser ter em atenção o impacto ambiental? E se fosse proibida qualquer exploração que limitasse e destruísse a natureza? Certamente, se somos mesmo os animais mais inteligentes, descobriríamos formas de melhorar a nossa qualidade de vida sem matar a natureza e menosprezá-la. O conhecimento deu-nos poder em vão porque basta a natureza para dizimar tudo o que criamos e construímos a pensar que é eterno, e muitas vezes somos nós próprios que nos destruímos, pelo que sentimos e comemos (afinal, não devemos ser os animais mais inteligentes).


Muitas perguntas como reflexão de fim-de-ano. Esta época deveria ser de calma e paz mas continua demasiado sôfrega, consumista e apressada. O capitalismo conseguiu apropriar-se de todas as datas especiais, depois da igreja o ter feito.


Considero, ainda, que cada um de nós pode criar as suas próprias tradições e mudar hábitos, diminuir a troca de prendas para o essencial, diminuir a mesa farta e gordurosa para uma mesa com o essencial e mais saudável, de forma a que não passem os dias seguintes com enfartamento e enjoos (mais uma vez a natureza do corpo a procurar o equilíbrio). A natureza e o organismo procuram naturalmente a homeostase, nós é que achamos que a vida se faz de grandes comezainas.


Se parar para observar a simplicidade dos olhos de quem ama, da maravilha que é sentar-se a beber um chá e conversar, dar atenção a quem ama. Experimente caminhar um pouco e sentir este frio na pele, beber uma bebida quente e conversar enquanto acende a lareira. Não é nas coisas simples que encontramos toda a exaltação? Aproveite isso e desprograme a crença de que a felicidade está nos acontecimentos com muitas pessoas e 'fogo de artifício'. A maior exaltação está na simplicidade e inteligência em saber aproveitar e apreender as coisas mais simples, um abraço longo, uma conversa com tempo e um telefonema com saudade.


Se puder, descanse, converse, leia, ouça música e cozinhe, veja as receitas que estão no blogue. Aproveite o recolhimento e a reflexão pedida pelo Inverno para se preparar para a luz da Primavera e calor do Verão, afinal, os dias estão a crescer.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page