top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a Ameixa


A ameixa é um fruto muito nutritivo, doce, saboroso e fresco, ideal para a corrente estação.

Existem três tipos de ameixa: a preta, a amarela e a vermelha.

No nosso país há ainda a variedade rainha-cláudia (muito doce).


A ameixa é rica em fibra, o que favorece o trânsito intestinal, a diversificação da flora intestinal e promove a sensação de saciedade. É rica em antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres (que prejudicam células saudáveis), prevenindo o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. É rica em flavonóides com acção anti-inflamatória e carotenóides (pigmentos lipossolúveis) que fortalecem o sistema imunitário. A ameixa é um óptimo snack para depois da actividade física para repor os eletrólitos (minerais - sódio, potássio, cloreto e bicarbonato – que ajudam a regular as funções dos nervos e músculos), melhorar a contração muscular, evitar as cãimbras e ajudar a manter a pressão arterial estável.


A ameixa é rica em vitaminas A, do complexo B, C e K, em magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco. Pelo que tem propriedades anticoagulantes, aumenta a densidade óssea, melhora a visão, fortalece o cabelo e unhas, regula o metabolismo, combate o stress e a ansiedade, auxiliar na produção de proteína e na absorção de ferro. E é, ainda, indicada para combater doenças cerebrais, para regular as hormonas, diminuir estados de fadiga e falta de energia.


Pode consumir a ameixa ao natural ou na versão seca, ou seja, desidratada - sendo ideal para adoçar sobremesas, bolos e bebidas vegetais.


Experimente juntar:


4 ameixas vermelhas

2 copo de bebida vegetal

1 banana madura

2 colheres de sopa de chia


Triture tudo a bebida vegetal com a fruta, acrescente as sementes de chia e deixe repousar 15 minutos depois sirva fresco.


Se tiver obstipação crónica experimente esta receita:


Deixe de molho durante a noite num copo de água tapado 3 ameixas secas. De manhã em jejum, beba a água e coma as ameixas (retirando o caroço, claro).

Pode não ter um resultado imediato, mas ajuda muito.


Na Budwig, se acrescentar à base obrigatória (banana madura que neste caso deverá ser apenas metade de uma e sumo de limão), ameixas secas e frescas e kiwis, obtém uma Budwig especialmente favorável ao bom funcionamento intestinal.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page