top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Conhece a anona?


A anona é um fruto originário das regiões tropicais da América do Sul. Em Portugal é produzido principalmente na Madeira.


A anona tem um tom verde claro que escurece à medida que amadurece. No exterior tem um aspecto escamoso e a polpa é branca, cremosa e suculenta, com sementes pretas. Tem um sabor doce, ligeiramente ácido. É constituída aproximadamente por 78% de água.


A nível nutricional a anona é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6, minerais (fósforo, ferro, cobre, magnésio, potássio e cálcio) e hidratos de carbono (principalmente frutose);também é rica em fibra, sobretudo em fibras insolúveis.

Tem propriedades antioxidantes as quais combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento precoce e a reduzir o risco de doenças cardíacas, cancro e diabetes: tem propriedades anticancerígenas, antibacterianas, anti-inflamatórias, ajuda na regulação da pressão arterial, tem acção antidepressiva e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.


Segundo estudos recentes, foram identificados duas classes de fitoquímicos: os flavonóides, representados pela epicatequina, a quercetina e a kaempferol e as acetogeninas (em alta concentração que acredita-se,terem efeitos antitumorais e anti-inflamatórios; a presença destes fitoquímicos nalgumas frutas e nos legumes, estão associados a uma redução do risco de aparecimento de alguns cancros.

A concentração de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos garante-lhe uma acção antineoplásica. Há ainda um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer, em Junho de 2011, que identifica o efeito protector da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.


Pode consumir a anona ao natural ou incluí-la em saladas, compotas, bebidas, smoothies ou sobremesas. Há várias possibilidades: ao natural (comendo simplesmente a polpa), mas, se preferir, pode incluí-la em saladas de fruta, compotas, geleias, bebidas, gelados ou sobremesas variadas.

Espere por uma época de chuva e experimente cultivar anona no seu jardim com recurso à semente, depois de seca.




Se tiver este fruto em casa experimente já a mousse de anona, receita e foto da mousse, da revista Tele-culinária (com ligeira adaptação, a receita):


1. Lave e descasque 6 anonas maduras, separando bem os caroços da polpa. 2. Junte cerca de meio litro de natas feitas em casa, se necessário, junte xarope de ácer a gosto. 3. Junte também sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de gelatina ágar-ágar dissolvidas num pouco de água morna. Triture tudo muito bem. 4. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.

5. Na altura de servir, enfeite por cima com framboesas e umas folhas de hortelã bem frescas.



Enjoy...

foto da anona: © iStock




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page