top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a azeitona


A azeitona é o fruto oleaginoso da oliveira, muito apreciado e muito usado na nossa cozinha. É a partir das azeitonas que se extrai o azeite, gordura alimentar indispensável na nossa alimentação.


É rica em gorduras monoinsaturadas, principalmente ácido oleico, antioxidantes, vitaminas A, K, E, e minerais como cobre, cálcio, zinco, sódio (porque são embaladas em água salgada), selénio e ferro. A azeitona tem, ainda, um baixo índice glicémico.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, gripes e constipações, a aterosclerose, trombose, reduz a pressão arterial, ajuda a prevenir ( se consumida com regularidade) o cancro da mama, melhora a memória, reduz a inflamação do organismo, melhora a saúde da pele e dos olhos e reduz o colesterol LDL - colesterol ligado a uma proteína que o leva do fígado para as células e veias, acabando por lá se acumular e causar problemas cardiovasculares.


A azeitona auxilia o bom funcionamento dos intestinos, evitando a prisão de ventre e ajuda à produção de espermatozóides.


A diferença entre a azeitona preta e verde está no momento da colheita. A azeitona verde é colhida antes de amadurar, o que torna o seu sabor mais adstringente.

A coloração da azeitona nada tem que ver com a espécie cultivada, mas sim com o período da colheita. A verde, como o próprio nome indica, ainda está verde, e por isso é mais azeda. Aliás, quando ela é tirada do pé da oliveira é ainda mais amarga, e por isso precisa passar por um tratamento especial para que esse sabor seja amenizado antes de chegar ao mercado ou se tornar azeite.


Devido ao banho de água salgada a que estão imersas para comercialização, a azeitona é desaconselhada a pessoas que tenham tensão arterial elevada.


Prefira as azeitonas ao natural e com caroço. Pode fazer patés, molhos ou decorar pratos com azeitonas.


Experimente este molho, ideal para saladas ou pratos principais:

Junte 7 azeitonas (retire o caroço), 2 ramos de manjericão, 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de vinagre e sirva.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cherovia

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page