top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a batata-doce


Recentemente promovida a Rainha...e ainda bem...

A batata-doce, também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, (no Brasil) é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, espalhou-se por todo Mundo, gosta de climas tropicais e sub-tropicais, mas cultiva-se também em climas mais frescos.


Juntamente com o Inhame, mais caro e menos apreciado, é dos alimentos que devemos comer com regularidade, se possível, alternando com a batata inglesa, todos os dias...sobretudo os vegans e vegetarianos.


BENEFÍCIOS sobre o microbioma: ajuda a promover as boas bactérias do estômago e intestino (promove a eubiose) ao mesmo tempo que ajuda a eliminar o crescimento das más (disbiose). Ajuda a aumentar a produção intestinal da Vitamina B12.


Se consumida com regularidade ajuda a prevenir muitas doenças do cólon e algumas do estômago relacionadas com a proliferação do Clostridium Difficile, Streptocccus, Staphylococcus, E.Coli, H.pylori, Chlamydia e outras bactérias nocivas.


Rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes, a de polpa alaranjada tem também carotenóides, que são excelentes para a pele.

São também fito-estrogénicas, e conseguem desembaraçar o corpo de estrogénios potencialmente nocivos e que são cancerígenos e interferem na boa função hormonal...lembram-se do que aqui escrevi sobre a soja, rações, consumo de carne e cancros há cerca de 1 ano(?)


(continua)




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page