top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a beterraba


A beterraba, beta vulgaris, é uma planta com folhas grandes, caule curto e com raízes que formam um tubérculo redondo, ou em algumas casos alongado. Todas as partes da planta são consumíveis. Pertence à família da acelga e do espinafre.


A beterraba hortícola (vermelha) era utilizada na alimentação pelos camponeses pobres da Germânia (Denominação dada pelos Romanos à região da Europa Central no século I a. C), desde o século XIII, já a beterraba sacarina (amarela) tornou-se mais usada no século XIX.


A cultura da beterraba sacarina constitui uma grande alternativa, nos climas temperados, à cana tropical e subtropical utilizada na produção de açúcar. Com os seus açúcares, de absorção lenta, principalmente a sacarose, os seus pigmentos, o grande número de aminoácidos, as sua vitaminas B1, B2, PP e C, a sua provitamina A, os seus sais minerais e os seus oligoelementos raros, tornam a a beterraba um alimento de grande valor nutritivo e energético.


A cor intensa da beterraba vermelha deve-se à presença de betacianina, um pigmento do grupo das antocianinas muito usado na indústria alimentar.


A beterraba, no seu conjunto, é rica em minerais (cálcio, cobre, zinco, magnésio, fósforo, potássio, ferro e manganês), vitaminas (A, C e do complexo B), fibras e antioxidante (carotenoides, flavonoides).


Rica em antioxidantes, o consumo da beterraba ajuda a combater os efeitos dos radicais livres, responsáveis por doenças como o cancro, envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e inflamações.


Os altos valores de potássio e o magnésio, presentes na beterraba, ajudam e regular a pressão arterial, benéfica para o bom funcionamento cardiovascular e influenciam a boa saúde dos músculos. Já o ácido fólico ou vitamina B9 é recomendado às grávidas para diminuir o risco de lesões do tubo neural dos bebés, durante a gestação, e indicado para fortalecer cabelo e unhas.


Os nitratos presentes na beterraba ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e oxigenando os músculos. As vitaminas A, C e zinco fortalecem o sistema imunitário.


As fibras presentes na beterraba ajudam a reduzir e a controlar a absorção de colesterol no intestino. Os altos níveis de ferro e ácido fólico são aconselhados para casos de anemia. A beterraba tem ainda a função de purificar o sangue e de regulação hormonal, se consumida juntamente com a cenoura.


A beterraba pode ser consumida crua ou cozida, é óptima para sumos, saladas, sopas, bolos e pratos principais. Para manter a cor roxa deve cozinhar a beterraba com a casca. Já em saladas é óptima ralada e conjugada com outros vegetais. Nos próximos dias publicarei receitas com beterraba.


Uma particularidade da beterraba é que pode ser cortada e reservada, a parte cortada ganha uma camada protectora que pode ser cortada para ser novamente utilizada, desta forma o interior da beterraba fica intacto, preservado os nutrientes.






39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page