top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a biomassa

Infelizmente não vemos a comunicação social ou os líderes políticos falar sobre o potencial da biomassa, enquanto energia renovável. A biomassa ou a bio energia provém dos resíduos e desperdícios de fonte vegetal ou animal, do lixo orgânico, portanto.

O que faz com que o lixo se transforme em matéria-prima de valor económico e ambiental. O gás produzido pela deterioração dos lixo orgânico, o metano, é 21 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono, e não for capturado e purificado torna-se 21 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono contaminado águas e solos. Com os processos de captura e purificação, o metano pode substituir facilmente o gás natural.

Quem nunca sentiu um cheiro intenso quando o caixote do lixo lá de casa fica esquecido dias a fio cheio de sobras e outros resíduos. É exactamente esse gás que deve ser aproveitado e purificado de forma a tornar-se numa fonte de energia que quando libertada não prejudique a atmosfera, ao mesmo tempo que se alimenta de uma fonte que não provém da exploração do solo.

As soluções existem, os comportamentos podem ser mudados, há informação e há inovação tecnológica para que a nossa pegada ecológica seja suportável pela Terra; mas a vontade e a maturidade dos seres humanos que ignoram a sua componente espiritual faz com que não entendam os Ciclos da Vida, da Natureza e do Universo e são quase inexistentes. Talvez a transformação do mundo, enquanto Terra, e a extinção da nossa espécie seja mais um ciclo de uma Era neste planeta,a ser cumprida.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page