top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a Cebola


A cebola é um vegetal muito usado na nossa cozinha.


Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Amaryllidaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo constituído por folhas escamiformes, em camadas.

As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bulbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.


Normalmente é usada para temperar alimentos. É muito comum nos refogados, cozida na sopa e crua em saladas mas também dá um excelente chá e xarope para a tosse (quando misturada com mel).


É rica em vitaminas A, B e C, minerais (ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio) e flavonóides. Tem poder anti-inflamatório, antioxidante, antiviral, antifúngico, antibacteriano, e também anticancerígeno. Ajuda a prevenir doenças dos sistemas nervoso, respiratório e circulatório, ajuda a reduzir o colesterol LDL, os níveis de triglicéridos e a glicémia. É benéfica para a saúde do cabelo e pele, já que ajuda a combater os radicais livres, protege o sistema imunitário e o coração.

Pode escolher entre cebola branca, roxa ou amarela, as quais têm propriedades específicas. A cebola roxa, em particular, tal como a couve roxa são fontes ricas em quercetina , um antioxidante e e em antocianina. Estes antioxidantes impedem a oxidação de ácidos gordos alimentares e celulares.


>>Um uso diferente da cebola -neste caso a branca ou amarela>>Este caldo é um excelente tónico para o pâncreas e baço, muito usado nas dietas de emagrecimento e no controlo da glicemia:


>>CALDO de VEGETAIS DOCES, receita do meu querido amigo Francisco Varatojo e disponível no site do Instituto Macrobiótico:

Este caldo é um excelente tónico para o pâncreas e baço, muito usado nas dietas de emagrecimento e no controlo da glicemia:


Ingredientes:

½ chávena de cebolas ½ chávena de cenouras ½ chávena de couve lombarda ½ chávena de abóbora 4 - 6 chávenas de água da fonte


Preparação:

1. Corte em pedaços pequenos cenouras, cebolas, abóbora e couve.

2. Ponha a água a ferver.

3. Adicione os vegetais à água a ferver e cozinhe durante 2 a 3 minutos.

4. Reduza a chama para o mínimo, tape e ferva em chama baixa durante cerca de 20 minutos.

5. Coe os vegetais.

6. Beba morno ou quente.

7. Pode guardar este caldo no frigorífico mas é preferível re-aquecê-lo antes de o beber.





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page