top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a celulite


Os dados indicam que mais de 90% das mulheres tem celulite. Nos homens a situação é diferente devido à diferença fisiológica: nas mulheres, os adipócitos e o tecido conjuntivo (responsável pela ligação entre a pele e o músculo) desenvolvem-se de forma perpendicular à pele enquanto que nos homens se desenvolvem diagonalmente.


A celulite representa a pressão das células adiposas (especializadas no armazenamento de lípidos) sobre as camadas mais superficiais da pele. Esta pressão faz com que o tecido conjuntivo seja puxado para baixo e que a pele pareça irregular e ondulada e com um certo flush de inflamação, daí o sufixo 'ite'. Se massajar profundamente poderá sentir dor, outro sinal de inflamação.


Há vários factores que influenciam o aparecimento de celulite, entre eles, o stress, alterações hormonais, a idade, o sedentarismo, consumo de processados, com excesso de sal e açúcar, questões genéticas e má circulação.


Como em todas as patologias, a prevenção é o melhor remédio, portanto, pratique exercício de fortalecimento muscular, como andar de bicicleta, tenha uma alimentação rica em vegetais, fruta e beba muita água, não use roupa apertada e estimule o sistema linfático, com exfoliação e massagem diariamente, se possível.


No banho também pode experimentar alternar entre água fria e água quente já que a primeira faz com que os vasos sanguíneos contraiam e a segunda faz com que dilatem, promovendo assim a circulação sanguínea.


Se é uma das mais de 90% das mulheres que tem celulite, saiba que pode atenuar o seu aspecto seguindo exactamente as sugestões de prevenção e evitando que se acentue para um grau mais elevado.


Apesar da obesidade ou do excesso de peso acentuarem o aspecto da celulite, já que existem mais células no tecido adiposo, uma não provoca a outra, simplesmente a evidencia. No entanto, como se sabe o excesso de peso e a obesidade causam graves problemas de saúde, além de agravarem questões sociais e emocionais, portanto tome consciência do seu estilo de vida diariamente. Não engordamos de um dia para o outro, nem emagrecemos de um dia para o outro, mas o que fazemos todos os dias, conta.





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page