top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

SOBRE A EMPATIA


SOBRE A EMPATIA


Empatia é a capacidade de compreender os sentimentos e emoções de outra pessoa e tentar vivenciar de forma objectiva e racional o que ela está a sentir.


A empatia faz com que as pessoas se ajudem. Está intimamente relacionada com o altruísmo – amor e preocupação pelos outros – e a capacidade de ajudar.


Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento dos outros, colocando-se no lugar deles, desperta o desejo de ajudar e agir seguindo seus princípios morais.


A capacidade de se colocar no lugar do outro, desenvolvida por meio da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento das pessoas e os motivos de determinadas decisões.


Uma pessoa empática caracteriza-se por se identificar com outra pessoa, saber ouvir o outro, compreender os seus problemas e emoções.


A empatia é o oposto da indiferença, é uma atitude positiva que permite estabelecer relações saudáveis, gerando melhor convivência entre os indivíduos.


A palavra empatia é de origem grega, “empatheia ” (formada pelo prefixo εν – e πάθος) significa dentro do sofrimento do outro.


Segundo a psicologia, empatia é a capacidade psicológica ou cognitiva de sentir ou perceber o que outra pessoa sentiria se estivesse na mesma situação.


Empatia como valor


A empatia pode ser vista como um valor positivo que permite ao indivíduo relacionar-se com outras pessoas com facilidade e prazer. É importante interagir com outras pessoas para manter o equilíbrio do estado emocional, para ter uma boa saúde mental.


________


Recentemente, e de quem menos estava à espera, ao pedir literalmente a quem de direito que se pusesse no meu lugar, essa "pessoa" disse que “isso era impossível porque ela nunca teria feito as escolhas que eu fiz”.


Aqui vemos a arrogância em acção muitas vezes parecendo bondade e fortaleza moral: quem diz isto de si ao outro, coloca-se no seu pedestal e compara o outro consigo…lamentável: um dia vai perceber, como todos nós.


De certa forma, o nosso caminho é individual, e eu lamento imenso as escolhas, não todas claro, que fiz em determinados momentos da minha vida.


De forma mais ou menos consciente e muitas vezes por medo e por fuga.


Mas este meu caminho fortaleceu-me, fez-me renascer das cinzas muitas vezes mais forte e mais bela por dentro e por fora, formou a pessoa que sou hoje e da qual me orgulho SER, porque foi talhada e cinzelada em sangue, trabalho árduo e solitário, poucas ajudas, muito suor e muitas lágrimas.


E de muitas derrotas transformadas em vitórias das quais muitas vezes, nem tenho bem consciência.






6 visualizações0 comentário
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page