top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a folha de oliveira


Antes de mais importa falar na Oliveira, árvore que nos beneficia com o seu fruto, a azeitona, a partir do qual fazemos o azeite, uma espécie de ouro líquido, e com as suas folhas que são óptimas para fazer chá.


A oliveira, com o nome científico olea europaea, é originária do Mediterrâneo Oriental (actuais Israel,Palestina e Síria) e também do Norte do Irão. Trata-se de uma árvore resistente e de grande longevidade, parece que a mais antiga em Portugal tem 3350 anos.


A oliveira tem também uma carga simbólica, basta recordar que os vencedores dos jogos olímpicos eram coroados com uma cora com folhas de oliveira. O ramo de oliveira é utilizado como símbolo cristão, recordemos que na Bíblia a pomba enviada por Noé trouxe um ramo de oliveira para anunciar a misericórdia divina. No calendário Celta, a oliveira também tem a sua importância, já que juntamente com o carvalho, a bétula e o freixo forma o grupo das quatro árvores cardinais.


A folha de oliveira seca é rica em potássio, magnésio, manganês, fósforo, selénio, zinco e cobre. Tem, também, oleocantal, uma substância com ação anti-inflamatória, com propriedades semelhantes ao ibuprofeno, que ajuda a reduzir os sintomas de inflamação.

Tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, a estimular o metabolismo e a eliminar gorduras. Por estimular o fluxo de bílis, auxilia em problemas digestivos, hepáticos e da vesícula biliar.

Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, prevenindo assim a acumulação de gordura abdominal e a diabetes e a relaxar os vasos sanguíneos, evitando, assim, problemas circulatórios e o aumento da tensão arterial. O chá da folha de oliveira ajuda também a acalmar a chamada tosse seca e irritativa e tomado bem quente pode levar o corpo a transpirar, favorecendo o controlo da temperatura corporal em caso de febre.

O chá da folha de oliveira pode, ainda, funcionar como um antisséptico bucal e aliviar problemas nas gengivas e garganta.


Para fazer o chá de oliveira basta ferver 1 litro de água e adicionar 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas trituradas, deixar repousar por 10 minutos e coar. Isto porque as folhas de oliveira secas concentram mais princípios activos.


Saiba mais sobre a folha de oliveira aqui




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page