top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a incontinência urinária ligeira


A incontinência urinária é uma condição patológica que provoca na perda de urina não intencional, podendo ocorrer durante o dia ou noite e afectando tanto homens como mulheres, comprometendo o seu bem-estar físico, emocional, psicológico e social.

As causas mais apontadas são o enfraquecimento dos músculos do soalho pélvico (períneo), responsáveis por segurar a bexiga e controlar a evacuação da urina.


Além das gravidezes e dos partos vaginais enfraquecerem esta região, principalmente em casos de episitomia, a idade também influencia esta condição, principalmente se existir um caso de bexiga descaída. Há também outros problemas de saúde que provocam a perda involuntária de urina, como a hipertrofia da próstata, a doença de Parkinson, esclerose múltipla ou lesão da espinhal medula.


Se actualmente sente que tem de ir a correr para a casa-de-banho e que muitas vezes não chega a tempo. Se sente que quando se ri muito, tosse ou espirra ou faz exercício físico perde urina, convém fazer exercício de fortalecimento muscular diariamente.


Se estiver grávida, pode fazer os exercícios de Kegel:


1. Esvazie a bexiga, deite-se de costas 2. Se tiver uma bola de pilates coloque os pés sobre a bola 3. Sinta o músculo pubococcígeo (aquele que aperta para reter a urina) e contraia 4. Faça várias séries de 10 contrações e relaxe a meio.


Como em tudo na vida, a prevenção é o melhor remédio. O exercício e o fortalecimento muscular devem ser práticas diárias.


Em casos de total incontinência urinária ou muito acentuada a situação deve ser analisada em consulta.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page