top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a maçã

"One apple a day keeps the doctor away"


Quem já não ouviu esta frase?

E no entanto, por ser tão banal, muitas vezes é desprezada...não esquecer que maçãs e pêras são as primeiras frutas dos bebés...

Tem um poder anti-inflamatório em geral, excelente em qualquer doença onde a inflamação esteja presente, quer gripes, quer doenças inflamatórias do cólon que em doenças da imunidade.

Devido aos fitoquímicos que possui, é excelente quando consumida com regularidade para o cérebro, para a memória em geral...quando vejo os velhinhos com demências a comer bifes...3 maçãs por um bife, seria melhor, e não se preocupe com as proteínas ou o ferro...pode ir buscá-los a outro lado, com vantagem e sem gastar mais dinheiro...


A maçã de casca vermelha, quando ingerida crua de preferência e com a casca, ajuda a combater a obesidade e a regular a glicémia; contém "antocianinas" pigmentos que lhe conferem a cor vermelha.

A maçã, em geral, contém rutina e quercetina, flavonóides que ajudam na desintoxicação por metais pesados.


Se precisar de "limpar o seu cólon" é indicada uma dieta à base de maçãs durante uns dias: a pectina, à medida que percorre o tubo digestivo, vai limpando uma série de micoorganismos prejudiciais ,nomeadamente aqueles que ficam aninhados nos divertículos, se os tiver. Promove a "eubiose" ou seja a proliferação das boas bactérias intestinais.


Experimente ralar com a casca uma maçã vermelha, biológica, juntar cenoura cozida e kuzu previamente cozido: experimente integrar diariamente esta refeição numa criança com diarreias frequentes e veja o resultado.


Claro que todas as outras refeições devem ser cuidadas...



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page