top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a obstipação


A obstipação intestinal é um distúrbio intestinal que se traduz na dificuldade em obrar. Como referi no artigo 'O que as fezes dizem sobre nós', já publicado no bloque, no caso de obstipação as fezes são rijas, surgem como pequenas bolas e existe esforço e dor a defecar.


Entre as causas deste problema estão a carência de água, gordura e fibras. Outras causas são o hipotiroidismo, disbiose intestinal, carência de magnésio e stress. Obviamente que a falta de exercício físico e a toma de alguns medicamentos podem causar e/ou agravar o problema.


Sabia que deve evacuar todos os dias? Fico espantada quando encontro pacientes que com normalidade assumem não defecar durante dias, até semanas.


A obstipação é um facto de risco elevado para o cancro do cólon e do recto , além de afectar a qualidade de vida das pessoas e causando sintomas crónicos e incapacitantes.

Observe a sua alimentação e a frequência com que bebe água e perceba que tipo de alimentos deve retirar e incluir.


Recordo-lhe que:

- deve privilegiar a fibra dos legumes, preferencialmente crus e cozidos ao vapor - deve aumentar o consumo de água, logo pela manhã beba água morna (ferva e depois deixe arrefecer) - elimine alimentos gordos, de proteína animal, alimentos processados, refrigerantes e álcool - faça caminhadas diárias e/ou outra actividade física


Recordo, ainda, que a falta de água, carência de fibra, comidas rápidas e profissões sedentárias ajudam a desenvolver divertículos intestinais… uma das consequências da obstipação crónica…

Acima de tudo, não deixe prolongar uma situação que NÃO É NORMAL, que afecta a sua qualidade de vida e que pode causar doenças graves.






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page