top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a Oxibenzona


A oxibenzona, derivado da benzofenona, também conhecida como benzofenona-3 ou BP-3, é uma substância química utilizada em protectores solares e outros produtos de cosmética, como protectores labiais e hidratantes.


A oxibenzona absorve os raios ultravioleta UV-A, impedindo-os de atingir a pele. Apesar desta acção, a oxibenzona pode ser prejudicial ao ser humano além de contribuir para o branqueamento dos corais - a ausência de algas nos corais (o principal alimento dos corais), que ocorre porque os corais expulsam as algas, faz com que a sua cor mude e passamos a ver o seu esqueleto, que é branco. Isto acontece por diversas causas, o aquecimento da água e a poluição. Veja as causas da morte dos corais e a sua importância para a vida do planeta neste artigo do blogue, aqui.


Para proteger a pele dos raios UV, a oxibenzona penetra nas camadas cutâneas da pele absorvendo raio do tipo A e do tipo B, UV-a e UV-B, respectivamente, podendo causar cancro de pele, alterações no DNA e envelhecimento precoce - algumas das funções da barreira cutânea da pele são exactamente impedir a perda de água, defender o organismo da penetração de de agentes externos, substâncias nocivas, infecções e irritações, e regular o pH, para que existam condições para as bactérias protectoras de microorganismos viverem à superfície da pele.


A oxibenzona é um componente frequente nos materiais plásticos para evitar a degradação destes pela luz do sol.

A oxibenzona afecta não só o organismo humano mas o ambiente, porque não é filtrado pelas estações de tratamento de água e acaba por ter acção nos rios e no mar, contribuindo para a morte de plantas e animais essenciais à vida, como é o caso dos corais.


Na hora de escolher um protector solar, leia os ingredientes e escolha protectores com ingredientes naturais como: Camellia sinensis(chá verde), de Coffea arabica e C. canephora (café), Rosmarinus officinalis (alecrim), Aloe vera (babosa), Viola tricolor (amor-perfeito), Matricaria recutita (camomila), Arachis hypogaea L. (amendoim), Cocos nucifera (coqueiro) e de Sesamum indicum (gergelim).


Além disso, afaste-se do sol entre as horas de maior calor durante o Verão. Aproveite para ler, fazer uma sesta ou fazer actividades de interior ou à sombra.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page