top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a Passa de Uva


Já experimentou picar passa de uva escura e usar como adoçante natural?


Nem só de Natal vivem as passas de uva. Trata-se de um fruto seco, a partir da uva e tem grande durabilidade e pode ser usado todo o ano. Pode usar passas de uva quando faz pão, no iogurte, em bolos e sobremesas e até em saladas.


A passa de uva é rica em fibra, o que ajuda a regular o intestino e rica em açúcares, devido ao processo de desidratação. Estes açúcares são indicados para o funcionamento do organismo e do cérebro, sem exageros, claro!


Além de fibras, as passa de uva têm ácido tartárico, finonutrientes polifenólicos com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ferro, cálcio, arginina (aminoácido), catequina (antioxidante), potássio e magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas C e K.


Os antioxidantes (quercetina, outros flavonoides, fenóis e polifenóis), como já referi muitas vezes, previnem o envelhecimento precoce, beneficiam a visão e combatem os radicais livres, muitas vezes responsáveis por tumores. O ferro e o cálcio fortalecem os ossos, os dentes e o sistema nervoso. As fibras ajuda a regular o trânsito intestinal. A arginina é um aminoácido importante para a líbido. A catequina elimina o colesterol LDL, limpa as artérias e ajuda a regular a pressão arterial e favorece a boa circulação do sangue. O potássio e o magnésio ajudam a regular a acidez do corpo, beneficiam a contracção dos músculos e o sistema nervoso. Recorde-se de tudo o que tenho falado sobre a acidez do organismo que leva a doenças e ao envelhecimento precoce.

O ácido tartárico é um ácido fermentado pelas bactérias do intestino e que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, funcionando assim como um prebiótico.


A passa de uva não ter gordura ou colesterol mas tem calorias, devido aos altos índices de frutose e glicose, que favorecem a sensação de saciedade, aumentam o nível de energia do organismo e ajudam a absorver minerais e vitaminas, portantodeve ser consumida moderadamente. Portanto, as pessoas com diabetes devem ter alguma cautela a consumir passa de uva.


A diferença entre a passa de uva preta e branca, é a quantidade de flavonóides da passa de uva preta.


Aproveite as frutas secas para adoçar as sobremesas, bolos, gelados, pudins, doces e snacks mas dê preferência ao consumo de fruta fresca e biológica e da época. Pode usar a passa de uva para substituir qualquer adoçante: xarope de ácer, agave, mel de arroz.




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page