top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a pitanga


A pitanga é o fruto da planta pitangueira, proveniente da família das mirtáceas (Eugenia uniflora) proveniente de países da América do Sul. Em Portugal, o seu cultivo é mais comum na Madeira, Açores e Algarve. Trata-se de um fruto que depois de maduro e colhida, estraga-se com facilidade, mesmo estando refrigerado.


Há diversas variedades, como a pitanga de casca vermelha, laranja e preta, com ou sem gomos.

A nível nutricional a pitanga é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, cálcio e ferro.


Ajuda a combater a diabetes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, já que é rica em ácido ascórbico, melhora a saúde da pele, cabelo e unhas, porque ajuda à produção de colágeno e ajuda a prevenir tumores, devido à presença de antioxidantes. Ajuda a reduzir a pressão arterial a previnir doenças cardiovasculares e apresenta propriedades antissépticas.


É um fruto indicado para os mais jovens já que contribuiu para o fortalecimento dos ossos em crescimento, ajuda a recuperar de lesões ósseas e a prevenir a osteoporose, em idade avançada.


Trata-se de um fruto suculento, que deve ser consumido maduro ao natural, ou em sumos e compotas. Mas o mais indicado é consumir logo após a colheita. O sabor é parecido com o da manga, talvez ligeiramente mais amargo.

As folhas podem ser usadas em infusões e são benéficas para tratar dores de garganta, ajudam a facilitar a perda de peso e a prevenir o envelhecimento.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page