top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a vitamina B12

Pessoalmente, só tenho constatado anemias por carências várias, incluíndo em ferro e B12, em carnívoros.

É extremamente comum hoje em dia ter anemia de origem multifactorial, até temos um termo que diz "anemia das doenças crónicas" na Medicina. Os diabéticos podem ter anemia, então se gordos e hipertensos com polimedicação(incluindo os inevitáveis IBP e já algum grau(ligeiro de insuficiência renal...) é quase certo. Adiante.


Na base de quase tudo o que nos faz adoecer, está o intestino e o que ele contém. A falta de suplementação correcta em probióticos, sobretudo se se tem uma alimentação "normal", é promotora de proliferação anormal de bactérias e fungos e outros microorganismos, esses que ao promoverem uma disbiose crónica, propiciam um ambiente interno para o "adoecer". Mesmo que tenha níveis adequados de B12 nas análises de sangue, esta vitamina pode não estar na sua forma+ bioactiva e biodisponível, comprometendo a sua absorção pelos órgãos.

Cuidado também com as suplementações: se tiver uma alimentação não indutora de produção de probióticos (sem vegetais biológicos crús, alguns se possível não lavados-por isso já tenho aqui proposto nas varandas, nas cozinhas, a sua produção de ervas aromáticas...), se não evacuar diariamente fezes moldadas e que ficam a boiar na água...desculpem este pormenor aparentemente estranho-a sua alimentação e estilo de vida estão errados...a melhor maneira de tomar vitamina B12 - será uma mistura de adenosilcobolamina e metilcobolamina sob a forma oral + alimentação indutora para a sua produção intestinal. Além de complementação probiótica, na minha opinião, claro.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page