top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a vitamina D

Atualizado: 20 de dez. de 2020


A deficiência evidente de vitamina D, caracterizada por hipocalcemia e/ou hipofosfatemia e raquitismo e osteomalácia em crianças e osteomalácia em adultos, agora é incomum na maioria dos países desenvolvidos.


No entanto, a deficiência subclínica de vitamina D, ocorre mesmo em países desenvolvidos e está associada à osteoporose, aumento do risco de quedas e possivelmente de fracturas. Os stocks (reservas) de vitamina D diminuem com a idade, especialmente no Inverno. Em áreas temperadas com a América do Norte e Europa, por exemplo, a produção cutânea de vitamina D cessa (ou quase) virtualmente no Inverno. Assim, a identificação e o tratamento da deficiência de vitamina D são importantes para a saúde musculoesquelética e possivelmente até mesmo para a saúde extra-esquelética, incluindo os sistemas imunológico e cardiovascular.


Este é um assunto controverso para nós, um país cheio de sol, mas onde pouca gente apanha sol, quer de Inverno quer de Verão, onde a maioria das pessoas come mal e é obesa e desnutrida, não faz exercício físico, onde a Diabetes é prevalente bem como os AVCs. Agora com toda a gente em pânico com a pandemia, talvez haja uma melhoria nos hábitos, ou talvez não...Irei debruçar-me sobre este assunto com regularidade, mas de uma coisa fiquem desde já cientes: não vale a pena intoxicarem-se de vitaminas se os vossos maus hábitos alimentares se mantiverem...como um doente em tempos me disse: prefiro tomar medicamentos para o colesterol e não deixar de comer um bom bife e marisco...se estiver doente venho ao hospital e não pago nada e vocês têm obrigação de me tratar...é bom ouvir isto não é?


Ainda se espantam pelo resto...?



A VITAMINA D2 (ergocalciferol) encontra-se nas plantas. A VITAMINA D3 (colecalciferol) é a forma sintetizada pelo corpo quando este se expõe ao sol.,sendo 3x mais potente no seu processo de conversão. Também pode ser ingerida através dos óleos de peixe. Portanto a suplementação em cápsulas passa (passava pelo óleo de fígado de bacalhau)...tinham razão os nossos avós...infelizmente os peixes agora estão cheios de mercúrio...e cádmio...

Esta vitamina D, bem como as A, E e K, são solúveis na gordura. A vit D circula sob a forma de L-25dihidroxivitamina D3,é transformada no fígado e nos rins e assim pode entrar dentro das células,ligada ao seu receptor específico.(CHOVER). A sua regulação interna depende das paratiróides e da concentração de cálcio. A vida média do seu metabolito activo no sangue é de apenas 24h...ou seja,desde a última exposição ao sol ou desde a última toma de vitamina D3....


Portanto a VIT. D-3 sintetiza-se na pele durante a exposição ao sol,graças ao seu precursor,o 5-de-hidro-colesterol. ou então através da comida,via ingestão de óleos de peixes gordos.

Extremamente importante para a maioria dos saudáveis processos metabólicos que mantêm a saúde,agora tem sido mais investigada por vários motivos,um deles seguramente devido ao nosso estilo de vida cada vez mais dentro de casas por períodos inteiros do dia,e pelo surgimento e investigação de várias doenças crónicas ,ditas da civilização.

Sabe-se que é determinante no crescimento e diferenciação celulares,que potencia o sistema imunitário,que regula a tensão arterial e que é fundamental na regulação do metabolismo da insulina....Há artigos que relacionam a sua falta com a presença facilitada de várias doenças auto-imunes. (Dr.F.Holick-Boston University School of Medicine,Journal of Clinical Endocrinology and Medicine,Junho 2005).


As mulheres sob tratamento médico para a osteoporose, mais de metade tem níveis baixos de vitamina D-3,essencial para a fixação do cálcio nos ossos .Claro que não é só de Vitamina D...Há muitos co-factores que devem ser suplementados em paralelo para que a sua correcta absorção seja eficaz...além do sol e exercício físico se possível com carga adequada...aqui não é só bodybuilding,é mais osso building...para se manter ágil e forte, para as articulações não rangerem e ficar com dores nas costas quando passa a ferro...e para não encolher...isso mesmo,fica mais baixinha além de mais gordinha....”

A toma de vitamina D inibe processos inflamatórios e é benéfica nos distúrbios auto-imunes relacionados com o Th-1.(Y Arnson et al."Vitamine D and Autoimmunity new aetiological and therapeutics considerations".Annals of the Reumatics Diseases,2007,66(9)".


Os benefícios da suplementação com Vitamina D,superam largamente os riscos,pelo que altas doses em vitamina D são sugeridas 10.000 UI em adultos. (Hathcock JN et al.,2007;85(1).

A suplementação com esta vitamina (D3) é benéfica para uma optimização das funções cerebrais, ajuda no tratamento da depressão e nos transtornos associados ao envelhecimento, sobretudo quando não há exposição solar considerada mínima(15 a 30 minutos no Verão)por dia.No Inverno, na minha opinião, deveria haver uma toma diária.

Do ponto de vista do envelhecimento,não há melhor anti-aging...

Pessoas em hemodiálise, com perturbações depressivas graves, com doenças auto-imunes sob os tratamentos indicados para elas, sob anti-epilépticos, sobretudo em terapia combinada- todas deveriam ser suplementadas com esta vitamina.

(Nettkovoven S,Hahn A et al,"Effects of antiepileptic drug therapy on VIT D status and biomajers of bone tirnover on children with epilepsy".Eur J Pediatr.2008,(167).






23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page