top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre a água de coco

A água de coco é o sumo natural do coco, o fruto do coqueiro que tem uma casca bastante fibrosa. Trata-se de uma água muito popular pela sua riqueza nutricional e pelo sabor.

Pode ser consumida por qualquer pessoa, já que é sumo de fruta, mas quando tomada em excesso, como tudo na vida,pode desequilibrar de certo modo a homeostasia,podendo alterar em pessoas mais susceptíveis,os batimentos do coração e podendo ser prejudicial aos rins, devido aos níveis de potássio, sódio e magnésio. A sua ingestão deve ser no máximo de 3 copos por dia ou 1 copo por dia, no caso dos diabéticos.

A água de coco é rica em sais minerais como o potássio e o magnésio, antioxidantes, cálcio, ácido láurico, tem poucas calorias e não tem gordura.


É muito hidratante, indicada para desportistas devido à capacidade de repor minerais perdidos com a transpiração. Também é indicada para casos de desidratação e de diarreia. Também ajuda na saúde dos músculos e previne o surgimento de cãibras (contracção involuntária dolorosa dos músculos). Também pode ser usada para limpar e hidratar a pele por conter ácido láurico, um ingrediente que ajuda a combater fungos e acne.

A água de coco auxilia em caso de infecção intestinal, ajuda a controlar a pressão alta, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue e é diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Como influencia o relaxamento dos vasos sanguíneos e aumenta a eliminação de sódio pela urina, a água de coco ajuda no tratamento da pressão alta, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Combate a má digestão, a azia e o refluxo. Pode ser tomada na gravidez ou em caso de debilidade por doença. Fortalece o sistema imunitário e ajuda a prevenir alguns tipos de cancro.

A água de coco provém do coco verde que apresenta uma polpa gelatinosa e delicada e uma casca verde e lisa, sem rachaduras ou manchas. Aliás, se agitar o coco verde deve conseguir ouvir a água no interior.

Já o coco maduro apresenta uma polpa firme e branca e uma casca de cor castanha, com manchas verdes e pardas irregulares. A casca normalmente é retirada para ser comercializada, sobrando apenas a cobertura escura e fibrosa da semente que não deve ter rachaduras ou manchas. O miolo branco e seco do coco maduro serve para fazer a farinha de coco e o açúcar de coco, bem mais calóricos do que a água de coco. Em alternativa à água de coco, temos o sumo de melancia, mais económico e mais sustentável já que é um fruto nacional.

Já experimentou água de coco? Num próximo texto falarei do coco e dos seus derivados.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page