top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre as algas


Há dias perguntaram-me sobre a importância das algas. Neste momento tenho muitas reticências em sugerir o consumo de algas, apesar de todos os seus benefícios. Com o panorama ambiental, as algas - os vegetais do mar - apresentam cada vez mais níveis altos de contaminação.


A revista Enviromental Science & Technology https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.est.2c08010 publicou um estudo que confirma a contaminação por microplásticos das algas e animais marinhos do Ártico. O que significa que as pessoas estão expostas a estes microplásticos e aos químicos subjacentes. Os microplásticos podem causar inflamações severas e outras consequências ainda não estudadas. Podem, inclusive, estar presentes no leite materno.


A pobreza dos solos, as dioxinas, a radioactividade, as chuvas ácidas e a poluição tornam o nosso meio vazio, pobre e prejudicial ao nosso organismo,o qual não se trata de nada mais que um pequeno ecossistema dentro de um grande ecossistema e que estamos a devastar com a poluição que criamos.


Só há uma forma de fazermos menos poluição, produzindo menos plástico. E só produziremos menos plástico quando recusarmos a sua utilização. E não vale a pena criarmos soluções milagrosas e tão contraproducentes como copos de cartão plastificados (continuam a ter plástico) e não são reciclados devido aos materiais mistos.

Estamos a esvaziar e a desequilibrar a terra e se a terra nos dá lixo é porque recebe lixo que não consegue metabolizar nem neutralizar.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page