top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre as Pêras


Produzidas em Portugal desde sempre, as pêras são consideradas um parente pobre das frutas.

Puro engano: Tal como as nozes são boas para o cérebro (veja-se a imagem da noz, é semelhante à do cérebro), a pêra assemelha-se ao pâncreas e é excelente para o bom funcionamento deste órgão.


O pâncreas além de produzir insulina, regula os processos da digestão e responde prontamente ao stress psicológico súbito e à ansiedade e ao medo.

A "alimentação normal", rica em fritos, doces, carnes e molhos, além de café e álcool, sobrecarrega tremendamente este órgão: às vezes as pessoas abusam do pâncreas sem se aperceberem, comendo uma combinação de alimentos fritos, por exemplo um hamburguer ,um refrigerante e um gelado,ou um bitoque com ovo e batata frita e uma coca-cola por exemplo,combinações ricas em fritos,alimentos açucarados e processados.. este tipo de pratos combinados com má gestão das emoções, decepções,stress psicológico de qualquer género, etc, dão grandes trabalhos ao pâncreas ao o sobrecarregarem duplamente...


A pêra, sobretudo crua, ajuda a rejuvenescer esta glândula negligenciada.

As pêras também são incríveis para a digestão em geral.Actuam como um antiespasmódico, protegem a mucosa gástrica e do tracto intestinal; promovem a vida das boas bactérias intestinais; aumentam o ácido clorídrico no estômago; ajudam a prevenir os cancros intestinais e do estômago; ajudam a controlar o refluxo gastro-esofágico e o crescimento de más bactérias como como o Helicobacter pylori.


Dicas:

• Cada fase do processo de amadurecimento de uma pêra, tem valor. Quando uma pêra é dura e crocante, isso significa que o seu conteúdo de fibra é alto, o que reduz o mau colesterol e varre o muco, patógenos e outros detritos do tracto intestinal. As fatias de pêra crocantes são uma óptima adição às saladas. Quando uma pêra é suave e sumarenta, os seus níveis de glicose são mais altos, e é muito fácil de digerir.

Cozida, é excelente nas primeiras papas dos bebés, nos doentes com doenças inflamatórias do cólon...

• As pêras devem ser comidas entre o pequeno-almoço e o almoço, ou no final de tarde (pouco antes do jantar). Eles actuam como um supressor de apetite e são tónicas para o estômago; ajudam a evitar o desejo por doces...

• Como substituto da maçã, experimente a pêra madura nas suas misturas frescas dos sumos verdes.

Pêras assadas com canela, nozes e mel...sobremesa excelente: em breve farei uma tarte de pêra...




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page