top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Aipo


O aipo,com o nome científico apium graveolens, é um legume, mais propriamente uma hortaliça e uma planta aromática com origem no Mediterrâneo e já conhecido no antigo Egipto e na antiga Grécia. É conhecido como o primo da salsa.


É rico em antioxidantes, como os flavonóides e as saponinas e em vitaminas como a A, C, E, K e do complexo B. Contém muito água, poucas calorias e minerais como potássio, cálcio, sódio, fósforo e magnésio.


É um poderoso antioxidante, analgésico, antiespasmódico e anti-inflamatório, fortalecendo o sistema imunitário e prevenindo gripes e constipações e combatendo as células cancerígenas.


É ideal para controlar o peso, já que promove a sensação de saciedade. Mas isto se for conjugado com uma alimentação saudável e equilibrada, claro! Ajuda também à coagulação do sangue, pelo que pode ser um alimento para restritivo para grávidas.

Tem acção antioxidante, ajudando a diminuir os efeitos de inflamação das células e do organismo causados pelos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.


Ajuda a diminuir o colesterol LDL, evitando que se acumule nas artérias e prevenindo doenças cardiovasculares.

Influencia o relaxamento dos vasos sanguíneos, contribuindo assim para a diminuição da pressão arterial e para uma boa circulação sanguínea.

Promove o relaxamento do sistema nervoso, ajuda a fortalecer os ossos e contribui para o crescimento do cabelo.

Tem ainda acção diurética, ajudando a diminuir a retenção de líquidos, prevenindo o surgimento de infecções urinárias e formação de pedra nos rins.

Alivia a prisão de ventre, já que favorece os movimentos do intestino, protege a mucosa gástrica, evitando a formação de úlceras e alivia a dor de estômago.


Pode consumir o aipo cru ou cozido, já que não perde os seus nutrientes quando cozinhado. Como é bastante crocante quando cru, pode fazer dos talos umas chips prontas a comer com o seu molho favorito.


Experimente incluir em sopas, saladas e sumos naturais.

Com o talo pode fazer um delicioso sumo depurativo e desintoxicante pela manhã. Junte maçã e cenoura. Aproveite as folhas para um caldo, por exemplo.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page