top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Alecrim


Associado ao sol na antiguidade, o alecrim (rosmarinus officinalis) é uma planta mediterrânea, arbustiva aromática e muito ramificada que cresce em locais soalheiros, quentes e secos. As suas folhas são muito aromáticas e podem ser roxas, brancas, azuis ou róseas. O néctar das flores é muito apreciado pelas abelhas para a produção de mel. É uma planta comummente confundida com o rosmaninho (lavandula stoechas).


O alecrim tem propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, anti-inflamatórias e anti-sépticas. Facilita a digestão dos alimentos e o alívio da dor de cabeça. Auxilia a memória, a concentração, a circulação sanguínea e a queda capilar.


Na culinária, é óptimo para temperar batata, batata-doce, abóbora e arroz. Pode ainda usar o óleo essencial e tomar como infusão. A sua toma frequente não é aconselhada em casos de hipertensão.


O alecrim é ainda muito usado associado à lavanda e para banhos de imersão, sobretudo à noite, no Inverno, depois de um dia cansativo; se associar folhas frescas de eucalipto que não estejam à beira da estrada, ainda melhor... tonifica e relaxa em simultâneo. Fica a dica!




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page