top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o alho

O alho - Allium sativum- é o bulbo de uma planta com folhas escamiformes e comestíveis.

O Alho, usado desde a Antiguidade, tanto no Ocidente como no Oriente, é um alimento que deve ser integrado diariamente na alimentação e a sua utilização ultrapassa a mais conhecida tarefa de condimentar e refogar.


O alho, cru ou cozido, é um poderoso alimento com muitos benefícios nutricionais. É rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, potássio, alicina, magnésio, fósforo, cálcio e proteína.

Reforça o sistema imunitário, ajuda a combater vírus, bactérias e fungos em geral ajuda na redução do colesterol LDL, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, gripes, constipações e auxilia na desintoxicação do organismo, devido à presença de enxofre.

Ajuda a baixar a pressão arterial, fluidifica o sangue, actuando como um anticoagulante, ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, actuando na prevenção da diabetes e tem acção antibacteriana, anti-séptica, principalmente na presença de determinados organismos e descongestionante, principalmente do fígado.


O odor aliáceo, que se encontra no germe do alho - a parte esverdeada do interior de cada dente - tem origem nos seus compostos sulfurados, como a alicina.


O alho é mais versátil do que pode imaginar. Além de ideal para molhos e refogados (os refogados devem ser feitos com água e vinho branco, em lume baixo e com a tampa do tacho colocada, para evitar fritar), experimente colocar alho cru picado em saladas e fazer uma água aromatizada com dentes de alho. Pode, ainda, fazer chá de alho, barrar alho no pão e juntar ervas aromáticas e fazer uma deliciosa açorda de alho.

No guacamole e na maionese vegan eu utilizo. Enfim, faço um gratinado no forno de alho e cebola fantástico.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page