top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Ananás e Abacaxi


O ananás é um fruto oriundo do Brasil e Paraguai, normalmente cultivado em estufa. Já o abacaxi, ligeiramente mais doce, menos ácido e de forma mais alongada que o ananás, é um fruto com as mesmas características mas com origem em países tropicais como a Costa Rica e normalmente é cultivado ao ar livre. Em Portugal, há pelo menos 150 anos, temos o Ananás dos Açores produzido em São Miguel com Denominação de Origem Protegida.


O ananás é rico em vitaminas A, C, K, do complexo B e E, potássio, magnésio, que ajuda a manter a eficiência do metabolismo, enzimas, antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos, fósforo, zinco, cálcio e tiamina, uma forma de vitamina B determinante para a produção de energia. É um fruto baixo em calorias.

Auxilia o sistema imunitário, beneficia os ossos e influencia a absorção de ferro pelo organismo. Protege o organismo dos radicais livres, evitando inflamações ou até alguns problemas crónicos como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro. Ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o excesso de peso.

Quando consumido fresco, beneficia o sistema digestivo, principalmente por acção de um grupo de enzimas chamado bromelina, que facilita a absorção de proteínas pelo intestino delgado.


A bromelina tem também propriedades anti-inflamatórias, estimula a morte das células cancerígenas, potencia a actividade dos glóbulos brancos, ajuda a combater os sintomas e dor associados à inflamação provocada por vários tipos de artrose e ajuda a reduzir o risco de certos cancros, nomeadamente cancro colorretal, do sistema gástrico, da pele e da mama. Ajuda a controlar a hipertensão e a desobstruir as vias respiratórias. Além disso, cerca de 75% do seu conteúdo é água, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo, tornando-se numa fruta com um efeito depurativo.


Pode consumir o ananás ao natural em saladas, em sumos naturais e como acompanhamento. Também pode assá-lo.

Experimente colocar num bolo ou fazer esta receita de cheesecake e veja qui a receita das natas caseira.


Em Portugal algumas famílias tradicionalmente comem ananás durante o Natal e Ano Novo. Recordo que os meus avós e tios avós tinham este hábito. Caso tenha este hábito ou decida experimentar, aproveite também as cascas (bem lavadas) e o caroço para fazer um chá. Garanto que fica maravilhoso.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page