top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Arroz Glutinoso


O Arroz Glutinoso é uma variedade da planta do arroz, cultivado na Tailândia, Laos e China e um alimento tradicional no Extremo Oriente. Trata-se de um arroz de grãos curtos a médios e branco, quando descascado. Depois de cozido apresenta uma goma, que pode ser caracterizada como pegajosa e húmida. Como qualquer outro arroz, o arroz glutinoso não tem glúten, apesar do nome induzir em erro.

Existem algumas variedades deste arroz. Pode ser usado para fazer sushi, bolinhos de arroz, bolos de arroz prensado e mochi ou simplesmente para integrar um prato principal.

Para cozinhar este arroz deve usar menos água do que a que usa normalmente para outro tipo de arroz, já que pode ficar demasiado húmido e perder estrutura.

Pode cozinhar a vapor, envolvendo-o num pano de algodão e colocando acima do nível da água. Também pode cozer com leite de coco ou caldo de legumes para ficar com um sabor diferente. Se cozer no tacho pode mexer uma ou duas vezes mas não é necessário. Também pode ser cozinhado com Arroz integral ou Millet (50% de cada).


É um alimento muito rico em proteína e indicado para crianças, mães que amamentam e desportistas.


Por ser muito fácil de digerir, é recomendado para quem tem problemas de estômago, baço, pâncreas ou diabetes. É também indicado para quem tem doenças inflamatórias do cólon, pois ajuda a a manter a integridade da barreira intestinal e reduzir a inflamação.

Veja aqui na páginas várias receitas com arroz glutinoso e esta receita de Hambúrguer de arroz glutinoso com pimentos do blogue https://www.medicinaintegrativa-fs.com/post/hambúrguer-de-arroz-glutinoso-com-pimentos




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page