top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o coco

Há dias escrevi sobre a água de coco, hoje o texto é sobre o coco.

O coco é o fruto da árvore coqueiro, muito comum em regiões de clima tropical. Tem uma casca espessa, dura e resistente e a suas fibras são utilizadas para fins artesanais e industriais. Quando está maduro, o interior apresenta uma polpa fibrosa branca e fibrosa. Presume-se que a palavra coco derive do grego kókkos, -ou, que significa grão ou semente. O fruto é originário da Ásia, chegou ao Brasil em 1553.

A partir do miolo do coco obtemos coco ralado, leite de coco, creme de coco, farinha de coco, manteiga de coco e óleo de coco. Já a partir da seiva da flor do coco obtém-se o açúcar de coco e o xarope de coco.

São várias as utilizações destes alimentos na alimentação e até na cosmética natural. O coco é uma fruta com muita fibra (fibras insolúveis) que ajuda a controlar o apetite, favorece o controlo do peso e ajuda o trânsito intestinal. É rico em gordura saudável o que garante a sensação de saciedade e tem um índice glicémico baixo, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e a diabetes.

É rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, ajudando a regular a pressão arterial

É rico em antioxidantes, como o selénio, que ajudam a combater o excesso de radicais livres, evitando a flacidez da pele e o surgimento de rugas e prevenindo o envelhecimento precoce.

Tem propriedades anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunitário e protegem o organismo de infecções, vírus e bactérias.

Além de ser rico em potássio, como já referi, o coco é rico em cobre e manganês, ajudando o corpo a hidratar-se em caso de esforço devido a actividades desportivas ou em caso de debilidade causada por vómito ou diarreia.

O coco além de gordura tem calorias, mas numa alimentação saudável não há que temer o consumo de coco.

O coco ou os alimentos derivados de coco podem ser usados em inúmeras receitas e de inúmeras formas: em receitas doces, salgadas, em refeições, snacks ou em bebidas. Esta semana farei algumas receitas com coco para se inspirar.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page