top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o coentro


O coentro, com o nome cientifico Coriandrum Sativum é uma planta aromática anual da família das umbelíferas, com caules e flores comestíveis.. Desenvolve-se em solos com muita exposição solar e pode crescer até 60 cm de altura. Os antigos egípcios utilizavam esta planta aromática para embalsamar os corpos e na Idade Média era plantada nos jardins dos mosteiros.


Pode semear directamente no jardim ou em vasos e canteiros. Na cozinha indiana e árabe, tanto as sementes como as folhas são usadas. Os coentros são uma das plantas na mistura de caril. Já na cozinha portuguesa são usadas principalmente as folhas. Quem não se lembra dos coentros na açorda?


O coentro é rico em minerais, óleos (gorduras saudáveis), nomeadamente, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas e vitaminas A, B, C e K.Tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa. Tem proteínas, sais minerais e niacina.

Os coentros têm propriedades digestivas, calmantes e antioxidantes. Ajudam a combater o efeito dos radicais livres, o envelhecimento precoce e o cancro, evitam, ainda, a formação de placas de gordura nas artérias e veias.


Ajudam a reduzir o colesterol LDL e a aumentar os níveis de colesterol HDL. Tem propriedades anti-sépticas que ajudam a curar úlceras na boca. É, ainda, bom para a visão, sendo um óptimo remédio no tratamento da conjuntivite. Pode estimular a memória, são benéficos para a menstruação e auxiliam em caso de anemia.

Graças aos níveis de potássio, ajudam a eliminar o excesso de sódio pela urina e a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue. Os níveis de cálcio ajudam a relaxar as artérias, facilitando a circulação sanguínea.


O coentro tem acção anti-inflamatória e hepatoprotetora, o que protege e melhora a função do fígado, melhorando a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Alivia em caso de dor de estômago, digestão difícil, vómitos e flatulência, ajudando a secreção gástricos e intestinais.

O coentro ajuda a desintoxicar o fígado, facilita a eliminação de toxinas e metais tóxicos, como o mercúrio, pelo organismo.

Tal como a salsa, os coentros ajudam a neutralizar o hálito do alho. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas.


Pode adicionar coentros em sopas, molhos, caril ou outros pratos. Deve adicionar os coentros no final da cozedura para aproveitar o aroma.


Experimente a pasta de folhas de coentros: basta esmagar algumas folhas de coentros e adicionar limão e sal.






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page