top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o espinheiro

O ESPINHEIRO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E CONTRA-INDICAÇÕES (green atitude)


Vamos à descoberta de mais uma planta de saúde, a espinheiro-alvar, listando suas propriedades, benefícios, mas também contra-indicações.


Conteúdo

1 A história do espinheiro

2 As propriedades do espinheiro: benefícios

3 As contra-indicações de espinheiro

4 A receita para a infusão à base de espinheiro


Durante séculos foi conhecido como o 'planta coração ' pela alta concentração de flavonóides e ingredientes ativos antioxidantes que fazem desta preciosa planta medicinal um cardioprotetor muito útil na luta contra os radicais livres: vamos falar sobre o espinheiro-alvar, variedade arbustiva pertencente à família Rosaceae cujo nome botânico é Crataegus oxyacanta.


Hawthorn berry ( pilriteiro)ocorre na forma de um arbusto espinhoso com uma casca amarelada. A folhagem espessa é adornada com uma bela floração da primavera particularmente perfumado branco-rosa. Difundido sobretudo nas zonas setentrionais e em terrenos incultos junto às matas, o espinheiro prefere climas temperados e no seu pleno desenvolvimento pode atingir os 5 metros


A HISTÓRIA DO ESPINHEIRO

O nome deriva do grego oxys ('ponta') e akantha ('espinho') e era usado desde a antiguidade para adornar altares especialmente durante as cerimônias de casamento. É Celtas que Latinos eles dedicavam um período do ano ao espinheiro (geralmente maio) e durante a Idade Média uma planta era colocada no centro de cada praça para celebrar danças e ritos propiciatórios em torno dela.

Os primeiros Cristãos associavam a brancura de suas flores à imagem de Nossa Senhora, os intensos frutos vermelhos ao sangue de Cristo e os espinhos dos galhos à sua coroa de espinhos.


AS PROPRIEDADES DO ESPINHEIRO: BENEFÍCIOS

Os benefícios do espinheiro estão principalmente associados à sua própria propriedades cardioprotetoras e cardiotônico que favorecem a dilatação das artérias coronárias e, portanto, a circulação do coração e o fortalecimento do tônus ​​do músculo cardíaco (graças aos proantocianidois). Seu uso é, portanto, recomendado em caso de hipertensão, arritmias e taquicardias, especialmente de origem nervosa.

Outro ingrediente activo valioso presente é o vitexina, agindo como espasmódico, sedativo e ansiolítico natural: uma panacéia em caso de ansiedade, insônia e estados emocionais particulares.

Todas as propriedades do espinheiro, muitas vezes usadas como remédio natural para ansiedade, estresse e outras doenças.


AS CONTRA-INDICAÇÕES DO ESPINHEIRO

Basicamente o espinheiro não é recomendado em indivíduos que sofrem de pressão baixa, então, caso você queira assumi-lo como remédio natural para insônia od ansiedade e sofre de hipotensão, recomendamos que consulte o seu médico.


A RECEITA PARA A INFUSÃO À BASE DE ESPINHEIRO

Para conseguir um bom infusão à base de espinheiro 1 colher de sopa rasa de flores e folhas deixado em infusão em 1 xícara de água fervente por cerca de 10 minutos. Uma vez filtrada, a infusão pode ser tomada para acalmar a agitação, a ansiedade e prevenir a insónia.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page