top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Glúten e a Doença Celíaca

Atualizado: 15 de jan. de 2022

A alimentação é um dos pontos chave da medicina integrativa, pelo que nas próximas publicações falarei no glúten, da doença celíaca e da intolerância ou sensibilidade ao glúten.


O QUE É O GLÚTEN


O glúten é um conjunto de proteínas, principalmente a gliadina e glutenina, que se encontra no endosperma (semente) de vários cereais, como o trigo, a cevada, o centeio e respectivos híbridos e derivados (farelos, gatinhas, germe, etc). Em relação à Aveia, apesar de não ter glúten na sua composição, pode ser contaminada com glúten, desde a plantação, até ao processamento e embalamento.

Por exemplo, no caso do trigo, se juntar água à farinha de trigo formar-se-á uma massa pegajosa e fibrosa. Esta reação dá-se graças às proteínas mencionadas acima que garantem elasticidade e extensibilidade.

Segundo a Associação Portuguesa de Celíacos, a doença celíaca caracteriza-se como uma doença auto-imune que provoca inflamação crónica na mucosa intestinal. Quando o glúten é ingerido acontecem vários reacções imunológicas contra o próprio intestino que modificam a mucosa e contribuem para a diminuição da absorção de nutrientes e aumentam o risco de outras doenças, como a osteoporose.


SINTOMAS


Apesar de ser uma doença que afecta principalmente o intestino, como em todas as doenças, vários outros orgãos são afectados (somos um todo) e os sintomas na generalidade (diferentes entre crianças e adultos) podem envolver:


. diarreia/prisão de ventre,

. distensão abdominal,

. atraso no crescimento, perda ou aumento de peso insuficiente,

. alterações de humor e de comportamentos,

. anemia e aftas recorrentes,

. dores ósseas e cãibras,

. cansaço crónico,

. baixa fertilidade e abortos espontâneos,

. alterações dermatológicas


DIAGNÓSTICO


Além da identificação dos sintomas, existe um conjunto de análises que podem ser feitas, quando se regista um consumo de glúten há 6 meses, no mínimo :

. análises ao sangue e fezes que comprovem a má absorção de nutrientes (ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B)

. testes sorológicos que confirmam a presença de anticorpos da doença celíaca (anti-gliadina, anti-transglunaminase, anti-endomísio);

. biopsia ao intestino para confirmação de diagnóstico.



TRATAMENTO

Actualmente o único tratamento para esta doença é a total isenção de consumo de alimentos com glúten, dando privilégio a alimentos naturais, biológicos e com certificação. Desta forma, permite-se a regeneração total da mucosa intestinal.









26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page