top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

SOBRE O INHAME

Que ninguém por estas bandas come ou sabe que existe e quão maravilhoso é para o sistema reprodutor feminino....entre outras coisas.


NOME CIENTÍFICO: Inhame (Dioscorea trifida). Inhame é o nome comum de plantas do género Dioscorea. Em alguns locais, é comum referir-se a espécies dos géneros Alocasia, Colocasia (taro), Xanthosoma e Ipomoea (batata-doce) também como inhame. Os seus tubérculos também são chamados de inhame. Essas plantas são muito cultivadas na África, América Latina, Austrália, ilhas do Pacífico -Sul. É um alimento energético e excelente fonte de vitaminas do complexo B.

Existem mais de 600 espécies de inhame, mas apenas algumas são consideradas comestíveis - as não comestíveis são geralmente utilizadas para fins medicinais. Muitas das propriedades medicinais do inhame são decorrentes da acção da diosgenina, um fitoesterol de grande interesse da indústria farmacêutica.


O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção para quem quer perder peso. Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e os seus hidratos de carbono são complexos. São ricos em vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Habitue-se e diversifique a sua alimentação...Eu uso cru em saladas, picadinho ou em sopas e purés.

Na minha opnião, juntamente com a lecitina de soja (fosfaditiolcolina), não transgénica, claro e com a trimetilglicina (TMG),VIT C VIT E e ác lipóico, suplementos de boa qualidade, são excelentes para a memória e até podem ajudar em algumas demências, sobretudo vasculares....claro que em pessoas já com demências instituídas, embora benéficos, claro, não fazem milagres...




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page