top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Jasmim


O jasmim, com origem no árabe yasamin, é uma planta que além de medicinal e aromática tem associadas lendas que valorizam a sua beleza e aroma associando-a conceitos como a paz, a protecção, a sorte e o romantismo.


O jasmim, com o nome científico jasminum officinalis, é um arbusto espesso, com folhas ovais, flores branca e aroma intenso, originária dos países asiáticos, especificamente o Himalaia.


Na China, durante a Dinastia Ming (dinastia que governou a China no período de 1368 a 1644) o chá de jasmim tornou-se muito popular, integrando inclusive a moda dos florais da época, desde louça, bordados e até na culinária. Em Portugal encontramos chá de jasmim de origem chinesa e além do jasminum officinalis, as espécies mais comuns são o Jasminum polyanthum e o Trachelospermum jasminoides.


A planta do jasmim é rica em flavonóides, alcalóides, polifenóis que lhe conferem propriedades antioxidantes, antissépticas, calmantes, afrodisíacas, anti-sépticas, emolientes e revigorantes sendo, por isso, muito utilizada para reduzir o stress, aliviar a dor de cabeça e muscular, ajudar na cicatrização de feridas, combater a insónia, retardar o envelhecimento da pele e aliviar sintomas de irritabilidade, tensão pré-menstrual, gripes e constipações. O jasmim ajuda a diminuir a inflamação nas artérias e veias causadas pela gordura.


A flor é usada para infusões enquanto que o óleo essencial de jasmim é muito utilizado em aromaterapia ou como ambientador. Pode também usar incenso de jasmim em casa, já que se trata de uma planta com um aroma adocicado e fresco muito agradável. Algumas das mais sofisticadas águas de colónia e perfumes são à base de jasmim, o que as torna um must em perfumaria pois esta flor dá um toque especial às essências usadas na manufactura de perfumes.


Pode adquirir a planta seca em ervanárias e lojas de produtos naturais.

Para fazer uma infusão coloque 4 colheres de sopa da flor seca num recipiente e adicione 1 litro de água acabada de ferver. Coe passados uns 5 a 10 minutos e beba duas chávenas por dia entre as refeições.


O jasmim não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação. Além disso, o óleo essencial de jasmim não deve ser usado por pessoas com alergia ou doenças de pele.


Pode plantar jasmim no seu jardim sem preocupações de maior, não são muito exigentes em termos de riqueza do solo, exposição solar e de água. Mas claro que convém evitar a sombra e a falta de água prolongadas.


Experimente juntar essência de jasmim com sândalo quer em incenso quer em ambientador em casa sobretudo agora nos meses quentes.

Vera a frescura que transmitem.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page