top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Kuzu

O kuzu deriva da raiz da planta Kudzu (araruta japonesa – Pueraria lobata), originária do sul da América e das montanhas do Japão. As suas propriedades medicinais são estudadas há séculos e apesar de ser muita usada no Oriente, foi trazida recentemente para a nossa cultura principalmente pela cozinha Macrobiótica.

Quando moída esta raiz fica com um aspecto de pó branco. Este amido é muito usado como remédio na medicina tradicional chinesa e como espessante na culinária, principalmente nas cozinhas Macrobiótica e Vegetariana.

A medicina tradicional chinesa aconselha o seu uso em estados de constipação, febre e tensão muscular, devido às suas propriedades anti-inflamtórias, gripe, problemas digestivos, como úlceras e azia, visto que é naturalmente isento em glúten e tem um pH alcalino (ajuda a alcalinizar o organismo), alcoolismo e tabagismo, porque ajuda a reduzir o desejo por essas substâncias aditivas; e para repor a flora intestinal, em casos de diarreia , devido ao seu teor em isoflavonas. Além destes benefícios o kuzu está indicado para reforçar o sistema imunitário, revitalizar o organismo em casos de cansaço, fadiga e falta de vitalidade, já que o contém mais calorias que o mel de abelha.


O Kuzu também é usado na cosmética, em creme de rosto e corpo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Já na cozinha, o Kuzu é óptimo para adicionar a refogados, molhos, sobremesas e sopas, garantindo uma textura mais aveludada. ´

Para introduzir o Kuzu na sua alimentação basta dissolvê-lo em água (de fria a tépida), como qualquer outro amido. Pode beber a mistura ou levar ao lume até engrossar, caso o objectivo seja usar como espessante. As pessoas que têm dificuldade em comer alimentos sólidos podem introduzir o kuzu na sua alimentação.

Pode adquirir o kuzu em lojas de produtos naturais e biológicos.

Creme de Kuzu - Para diarreias ou fraqueza intestinal; como revitalizante; para constipações Preparação: Dissolva uma colher de chá rasa de kuzu num pouco de água fria. Junte a uma chávena de água fria e deixe levantar fervura enquanto mexe constantemente. Adicione uma pitada de sal ou um pouco de molho de soja shoyu.

Kuzu com Sumo de Maçã - para estimular o apetite; para baixar a febre; para acalmar; torna as fezes mais macias.

Preparação: Adicione ½ chávena de água a ½ chávena de sumo de maçã. Ferva lentamente com 1 colher de chá de pó de kuzu, até que o líquido engrosse. Kuzu com Cenoura e Maçã - para diarreias das crianças e para todas as doenças inflamatórias do cólon, fase aguda e para manutenção Preparação: Coza a cenoura e esmague com um garfo, junte maçã crua ralada no momento e kuzu previamente cozido, também no momento, sem sal ou shoyu.


Fontes: "A Saúde pelas Plantas Medicinais" - Enciclopédia de Educação e Saúde Macrobiotic Home Remedies, Michio Kushi, Japan Publications




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page