top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Marmelo

SOBRE O MARMELO, que em Portugal só serve para marmelada, cheia de açúcar.


O marmelo é o fruto do marmeleiro, Cydonia Oblonga, uma árvore de pequena dimensão com origem na Ásia Central, pertencente à família das Rosacea e historicamente é considerado um símbolo de fertilidade.

É um fruto rico em vitaminas - A, C, E e do complexo B - fibra, potássio, ferro, cobre, ácido málico e pectinas. Tem propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas e calmantes. Ajuda a reduzir a absorção de colesterol e contribui para a hidratação do organismo, devido à elevada quantidade de água na sua composição.


É indicado para ajudar a combater a anemia, a inflamação da garganta (darei a receita do xarope para a garganta numa próxima publicação), o cansaço físico e mental, promove o apetite e ajuda a tratar aftas, problemas nas gengivas e inflamações no estômago. É benéfico para o fígado e auxilia o processo de cicatrização da pele.


Privilegie o consumo deste fruto cozido ou assado, já que tem um sabor adstringente e amargo e uma polpa muito rija em cru, mesmo quando maduro. As flores do marmeleiro são comestíveis e são óptimas para fazer um bonito empratamento.


Além da famosa marmelada, que acho extremamente doce quando confeccionada da forma tradicional, experimente assar ou cozer marmelos e adicionar mel, canela e um pouco de vinho doce para activar o aroma, tipo Favaios. Como sabe, com o calor o álcool desaparece mas o sabor delicioso permanece, experimente.

Aproveite este último trimestre do ano para consumir marmelos, já que a época deste fruto é muito curta. Também pode congelar marmelos aos pedaços e descongelar para cozer ou assar depois.

foto: cookidoo




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page