top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Sobre o Mel

O néctar dos deuses, neste caso das abelhas.


Apesar de não ingerir alimentos de origem animal por várias razões, abro uma excepção ao mel cru, de preferência não processado e sem aditivos, certificado relativamente à sua origem.


O mel é um poderoso alimento e se incluído numa dieta equilibrada e de origem vegetal, só faz bem a TUDO, de uma forma geral. O açúcar do mel nada tem a ver com o açúcar de cana, refinado, que você consome abertamente ou às vezes escondido, em alimentos processados, ou com o xarope de milho-esses sim, a evitar.


Rico em B12, é excelente para o cérebro, rico em cálcio, potássio, zinco, selénio, fósforo, crómio, molibdénio e manganês, nutre de uma forma quase instantânea, todas as células do corpo, após a sua ingestão, pois a sua absorção é quase imediata. Ainda na sua composição o mel tem hidratos de carbono (glucose e frutose), água, - aminoácidos, antioxidantes (flavonóides e fenólicos) e vitaminas - do complexo B, C, D e E.

Sempre foi conhecido como arma poderosa contra doenças infecciosas, sobretudo respiratórias...


O mel é produzido pelas abelhas, a partir do néctar recolhido nas flores. Este néctar é transformado pelas enzimas digestivas e armazenado na colmeia, para que sirva de alimento durante o Inverno. No entanto, o mel produzido pelas abelhas é muito superior ao que necessitam para sobreviver, pelo que tem sido usado pelo ser humano principalmente como "antibiótico" natural e adoçante.


São reconhecidas várias propriedades terapêuticas ao mel, desde a acção antibacteriana, anti-séptica e anti-inflamatória. O mel tem um forte poder cicatrizante, ajuda a prevenir infecções em feridas e queimaduras ligeiras, auxilia nas perturbações do aparelho digestivo e em caso de úlceras. É usado na composição de algum material de penso para escaras e feridas crónicas.


Pelas propriedades antioxidantes e por estimular a absorção de cálcio, o mel favorece as funções cerebrais, em geral, e a memória, em particular.


É muito utilizado em casos de tosse e dor de garganta.


É também um calmante natural, ajuda a relaxar e a contribuir para melhorar o sono, já que aumenta os níveis de insulina que produzem a serotonina.


Existem vários tipos de mel, de acordo com a planta da qual é extraído. Embora seja óptimo para adoçar sobremesas, bolos e chás, aconselho a ingestão do mel ao natural, sem aquecer. Pode comer 1 colher de sobremesa, barrar em torradas ou acrescentar numa papa, por exemplo.


Não deve ser dado a bebés com menos de 1 ano.


Os diabéticos devem usar o mel com precaução, pois infelizmente como não fazem, na generalidade, uma dieta adequada e tomam muita medicação, prefiro aqui aconselhar algum cuidado na sua ingestão...e também aconselhar rever a sua alimentação...


Em breve aqui publicarei receitas com mel e nozes, combinação fantástica e bebidas quentes...


Algumas dicas: àgua morna (filtrada) com limão e mel em jejum-só umas horas depois tomar o pequeno almoço...fica leve, faz pausa alimentar e ajuda a restaurar o microbioma.


AINDA sobre o MEL,PÓLEN e PROPÓLIS


ATENÇÃO não são só nos matadouros que lhe trazem os indispensáveis bifes para a mesa que os animais são selvagemente tratados:o mel industrial,o propólis e a geleia real dos quais você tanto gosta,na maioria das vezes são produzidos , contaminados e profanados pela mão humana:

No mel de produção industrial,as abelhas são alimentadas com xarope de milho em vez de lhes ser permitido alimentar-se do seu próprio mel, são fumigadas para fora das colmeias com pulverizadores com tóxicos à base de nicotina...veja os rótulos e a proveniência sempre do que come...


A GELEIA REAL é sintetizada a partir do pólen e do mel produzido por um grupo de jovens abelhas operárias :é uma substância espessa e leitosa que é determinante para o crescimento e dferenciação da RAINHA, que doutra forma,seria uma larva normal de abelha.


A geleia real é conhecida como sendo um rejuvenescedor,contém vitaminas do complexo B-sobretudo de B 5 ou ácido pantoténico, aminoácidos,potássio,magnésio,cálcio,zinco e ferro.

Excelente fonte de acetilcolina,excelente para a preservação das funções cognitivas.

Excelente para desiquilíbrios hormonais,excelente para problemas da próstata tão comuns a partir dos 40 anos,nos homens,claro.


E se por curiosidade quiser saber mais sobre abelhas, leia aqui este fabuloso artigo da wilder.pt




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page