top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Miso


Alimentos pouco conhecidos: Miso


O Miso é uma pasta feita a partir dos grãos de soja cozidos e sujeitos a um processo de fermentação, adicionando-se sal no final e ao qual se pode juntar outros cereais, como arroz e cevada.


O miso tem um sabor muito característico, que, no geral, mistura o doce e o salgado, no entanto o seu aroma, sabor e textura podem variar de acordo com os ingredientes usados, a respectiva quantidade e o tempo de fermentação. Os mais conhecidos são o Miso de arroz integral - com uma proporção mais elevada de arroz e uma cor mais amarelada. Este tipo de miso é o mais indicado para quem experimenta pela primeira vez porque tem um sabor mais suave e é ideal para juntar a sopas e molhos; o Miso de soja - feito unicamente com grãos de soja e tem uma cor entre o amarelo e o castanho e o Miso de cevada - tem um sabor mais forte devido a um processo de fermentação, mais prolongado e a sua cor pode variar entre o vermelho e o castanho escuro. É o ideal para sopas mais fortes, pratos condimentados e intensificar o sabor dos vegetais.


O miso é um probiótico que deve ser incluído na alimentação, os seus benefícios são imensos. Além de contribuir para a eubiose, estimula e melhora a digestão, devido à sua riqueza em enzimas, desintoxica o organismo, reforça o sistema imunitário e ajuda a dissolver o colesterol existente nos vasos sanguíneos, devido ao ácido linoleico e lecitina. É rico em proteínas, cálcio, aminoácidos e vitaminas do complexo B.



Adquira o miso numa loja biológica para garantir que não consome derivados de soja transgénica e experimente a tradicional sopa de miso, ao estilo japonês. O miso é um alimento vivo e não deve ser cozinhado, pois quando submetido a altas temperaturas perde as suas propriedades. Basta juntar aos cozinhados no final e apagar o lume no momento de levantar fervura.


Experimente esta receita de Caldo de legumes com massa, miso e tofu.





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page